FIES: Caixa lança APLICATIVO para renegociação de dívidas

Estudantes que tiveram o curso financiado pelo Fundo de Financiamento da Educação (Fies) podem renegociar suas dívidas com descontos de até 99% pelo novo aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Estudantes que tiveram o curso financiado pelo Fundo de Financiamento da Educação (Fies) podem renegociar suas dívidas com descontos de até 99% pelo novo aplicativo da Caixa Econômica Federal.

A nova ferramenta está disponível para download a partir desde a última quinta-feira (01/09). Por ela, além das renegociações, os usuários poderão acompanhar todos os dados do contrato e outros serviços.

O objetivo é reunir em um só lugar as informações relevantes sobre o contrato com o FIES. Pelo app, os alunos também poderão gerar boletos para facilitar os pagamentos da dívida.

Aplicativo do FIES

O Governo Federal definiu as regras para a renegociação das dívidas no mês de julho. Dessa forma, quem tiver interesse em aproveitar os descontos deve procurar fazer a renegociação até 31 de dezembro.

Mais de 1,85 milhão de estudantes serão beneficiados com o uso da ferramenta, segundo a Caixa Econômica. A plataforma permite um acesso mais facilitado à renegociação dos débitos, com possibilidade de simulação. Conforme as regras do governo, o tempo de atraso dos pagamentos é levado em consideração.

Isso porque, quem está com parcelas do financiamento atrasadas há 90 dias, terá o desconto de 100% dos juros e taxas, além de 12% no valor principal para pagamento à vista. Entretanto, a regra não é aplicada para pagamentos em parcelas.

Os estudantes com atrasos superiores a um ano (12 meses), desde que tenham recebido o Auxílio Emergencial no ano passado ou que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), terão acesso a um abatimento de 92% para pagamento à vista.

Já os que estão com parcelas com mais de cinco anos de atraso, mas estão nas mesmas condições em relação ao recebimento do auxílio e à inscrição no CadÚnico, terão um desconto ampliado para 99% no pagamento à vista.

Vale ressaltar que todas essas condições poderão ser verificadas no aplicativo do FIES.

Pagamento convencional do FIES

Normalmente, o boleto chega no endereço informado pelo estudante. Porém, caso isso não aconteça, você terá que imprimir a segunda via do boleto do FIES. Veja como fazer a seguir.

Caixa Econômica Federal:

  1. Acesse o site da Caixa;
  2. Informe seu CPF e data de nascimento;
  3. Preencha o campo “Código Verificador” e depois clique em “Iniciar operação”;
  4. Clique em “boletos em aberto”, pronto, basta imprimir.

O SAC da Caixa está disponível nos seguintes números: 0800 726 0101 ou 0800 726 2492 (atendimento a pessoas com deficiência auditiva).

Banco do Brasil:

  1. Acesse o site do Banco do Brasil;
  2. Clique em “Produtos e Serviços” e, no menu “Pessoa Física”, clicar em “Você”.
  3. Selecione a opção “2ª via de boleto ou atualizar vencido”;
  4. Complemente as informações que forem necessárias.

O BB também oferece uma central para resolver possíveis problemas concernentes ao FIES. O número é 0800-729-5353.

Por fim, vale ressaltar que os boletos do FIES podem ser pagos em Bancos e lotéricas, Internet Banking ou caixas eletrônicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.