Fies 2023: Inscrições começam nesta terça-feira (4)

Nesta terça-feira, dia 04 de julho, o Ministério da Educação anunciou o início do período de inscrições no Fies 2023/2

Dessa forma, todos os candidatos interessados já podem se inscrever para concorrer a uma das oportunidades oferecidas pelo programa. 

Assim, para te ajudar a fazer a sua inscrição e participar da seleção, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o Fies 2023/2. Confira!

Inscrições para o Fies 2023/2 já podem ser feitas

O período de inscrições para participar da próxima edição do Fies começou nesta terça-feira, dia 04 de julho, e terminará às 23h59 desta sexta-feira, 07 de julho

O processo de inscrição poderá ser feito de forma online através do Portal de Acesso Único do MEC, o mesmo portal utilizado pelos candidatos que participaram do SISU e do Prouni. Conforme as informações divulgadas, é necessário possuir uma conta gov.br, a plataforma de serviços digitais do Governo Federal, para se inscrever no Fies. Assim, todos os candidatos que não tiverem uma conta gov.br deverão se cadastrar no próprio site. 

A inscrição é 100% gratuita, uma vez que os candidatos não precisam pagar taxa de inscrição para participar desta edição do Fies. 

Conforme o anúncio oficial do MEC, podem se inscrever no Fies do 2º semestre todos os candidatos que fizeram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010 e que obtiveram média igual ou superior a 450 pontos. Os participantes também não podem ter obtido nota zero na prova de redação do ENEM.

Além disso, os estudantes que quiserem participar da seleção devem também possuir renda mensal familiar bruta per capita de até três salários mínimos.

Participar do Fies
Os estudantes precisam ter obtido médio igual ou superior a 450 para participar do Fies. Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Porém, os interessados precisam ficar atentos: nem todos os candidatos que atenderem aos critérios mencionados poderão se inscrever no Fies do 2º semestre. É importante ressaltar que, segundo as informações divulgadas pelo MEC, os estudantes que fizerem parte de determinadas categorias não poderão participar desta edição do Fies. São elas:

  • Estudantes pré-selecionados na última edição do Fies com pendência na complementação das informações fornecidas;
  • Estudantes que tenham quitado financiamento anterior pelo Fies ou CREDUC (Programa de Crédito Educativo);
  • Estudantes que estão sendo beneficiados pelo Fies atualmente ;
  • Estudantes que fizeram o ENEM na modalidade “treineiros”. 

Próximas datas importantes do Fies 2023/2 

Outras datas importantes do Fies 2023/2 também estão se aproximando e os estudantes devem ficar atentos. 

A pré-seleção da primeira chamada irá acontecer no dia 11 de julho. Os convocados deverão realizar a complementação das informações indicadas no momento da inscrição entre os dias 12 e 14 do mesmo mês.

O Fies também irá selecionar candidatos da lista de espera: pré-seleção dos participantes da espera está prevista para acontecer entre os dias 18 de julho e 29 de agosto. 

Mais de 70 mil vagas estão sendo oferecidas pelo Fies 2023/2

Nesta edição do Fies, estão sendo oferecidas 77.867 vagas em 1.265 instituições de ensino particulares do país. 

Os participantes podem consultar as vagas disponíveis diretamente na página de consulta do site do Fies, portal em que é possível encontrar as oportunidades disponíveis indicando as informações da instituição de ensino de preferência, como município, local de oferta, estado, conceito, etc.  

O que é o Fies?

O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa criado pelo Governo Federal para financiar o estudo e a formação de estudantes do curso superior. As inscrições para participar do Fies acontecem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre letivo. 

O programa permite que os estudantes financiem até 100% dos custos do curso de graduação em instituições privadas de ensino superior. Além disso, devemos destacar que o Fies oferece facilidades para a quitação do empréstimo, que ocorre apenas ao final do curso, e os juros baixos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.