Nos últimos meses, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está sendo muito procurado pelos brasileiros devido à crise econômica, bem como as emergenciais nas cidades atingidas pelas fortes chuvas.
Nesse sentido, o Governo Federal está permitindo que os trabalhadores saquem parte dos seus valores disponíveis nas contas do fundo através de iniciativas, como é o caso do saque extraordinário de até 1 mil e do saque emergencial.
Como de costume, a Caixa Econômica Federal é a responsável pelos repasses dos recursos, que são normalmente depositados via Poupança Digital do Caixa Tem. Dessa forma, veja como consultar o seu FGTS e acompanhar as movimentações.
Como consultar o saldo do FGTS?
O trabalhador pode consultar o seu FGTS de várias formas. Portanto, veja cada uma delas a seguir:
Por SMS
Sendo uma das formas mais práticas de consultar o FGTS, o trabalhador pode aderir a opção de receber mensagens de textos (SMS) quando houver alguma movimentação em suas contas no Fundo de Garantia.
Por correspondência
Outra forma de receber o extrato do FGTS é em sua própria residência. O trabalhador pode ter acesso as informações a cada dois meses, basta informar o endereço completo no site do órgão, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.
No site ou aplicativo
Por fim, é possível consultar o extrato do FGTS através do site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Pelo site, o trabalhador deve informar o NIS (PIS/Pasep) ou a Senha Cidadão. A consulta pelo aplicativo também é simples, no entanto, é preciso baixá-lo.
Saque de R$1 mil do FGTS
Os trabalhadores nascidos no mês de outubro já podem realizar o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O Governo Federal está liberando até R$ 1 mil para aqueles que têm saldo disponível em suas contas do fundo.
O trabalhador pode consultar se será contemplado através do aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS), no site da Caixa Econômica Federal ou em uma de suas agências. O saque dos valores pode ser realizado até dia 15 de dezembro deste ano.
Como solicitar o saque?
Não é necessário solicitar o saque, isso porque, o dinheiro é disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem. Mas caso o beneficiário não tenha uma conta no aplicativo, a Caixa Econômica abrirá uma em nome do trabalhador.
Em contrapartida, em casos em que o trabalhador esteja com os dados incompletos junto ao Fundo de Garantia, será necessário acessar o aplicativo do órgão para completar as informações e pedir a liberação dos recursos.
Como sacar os valores?
Antes de mais nada, é importante destacar que o trabalhador que possui a Conta Poupança Digital, o depósito vai se realizar automaticamente pelo Governo Federal. O dinheiro é liberado 100% digitalmente via aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e IOS).
De todo modo, é importante frisar que o saque é facultativo ao trabalhador. Ou seja, caberá a ele aderir a nova modalidade ou não. Caso não deseja resgatar os valores, é possível informar a negativa a Caixa pelos canais digitais até 10 de novembro.
Contudo, caso os valores não tenham movimentação no Caixa Tem até 15 de dezembro, retornarão às contas do Fundo de Garantia do trabalhador devidamente corrigidos.
Calendário do novo saque do FGTS
Pagamentos de junho:
- 1º de junho: os nascidos em outubro recebem;
- 08 de junho: aniversariantes de novembro;
- 15 de junho: nascidos em dezembro.