Direitos do Trabalhador

FGTS: quem desistiu do saque em 2020, não terá depósito automático

Os cidadãos que desistiram de receber o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) emergencial em 2020, não terão o depósito automático em 2022. Segundo informações do Governo Federal, os indivíduos que estão nesta situação, precisam realizar uma nova solicitação caso queiram receber o montante neste momento.

Quando liberou o FGTS Emergencial em 2020, o Governo Federal pagou o dinheiro para todas as pessoas que tinham algum tipo de saldo em contas ativas e inativas no Fundo de Garantia. Entretanto, os cidadãos que não queriam receber o dinheiro naquele momento, tiveram a opção de informar a decisão para a Caixa Econômica Federal.

Agora, os cidadãos que optaram pelo não recebimento do dinheiro do benefício em 2020, mas que querem receber o saldo em 2022, precisam enviar uma nova solicitação. O processo pode ser realizado no próprio app da Caixa Econômica Federal sem maiores problemas. O procedimento não dura mais de 5 minutos, em média.

No entanto, o fato é que se esse cidadão não realizar o processo de solicitação, a quantia não será depositada automaticamente. A Caixa Econômica Federal explica que a maioria das pessoas aptas ao recebimento do FGTS este ano recebem o dinheiro de forma automática, mas existem justamente os casos específicos das pessoas que negaram a quantia em 2020.

Entre os indivíduos que demoram para realizar a solicitação, o processo de pagamento se torna um pouco diferente. Imagine, por exemplo, que um cidadão nasceu em janeiro e não recebeu nada. O repasse para este grupo aconteceu no último dia 20 de abril. Neste caso, ele precisa solicitar o dinheiro, mas o saldo não estará disponível automaticamente. Ele precisará esperar pela data da próxima liberação no calendário.

Calendário

De toda forma, o Governo explica que os pagamentos do benefício acontecem sempre respeitando o mês de aniversário de cada cidadão. Como dito, os cidadãos que nasceram no mês de janeiro, por exemplo, já receberam a quantia no dia 20 de abril.

O mesmo vale para os que nasceram em fevereiro. Os pagamentos para este grupo aconteceram ainda no último dia 30 de abril. Segundo a Caixa, os repasses acontecem sempre em um intervalo que varia entre sete e dez dias.

As pessoas que precisam realizar a solicitação do crédito, recebem uma mensagem da própria Caixa afirmando que o depósito acontecerá dentro de alguns dias.” O crédito será realizado no Caixa Tem na próxima janela de processamento”, diz a notificação.

FGTS

Segundo a Caixa, os valores do FGTS podem ser movimentados através do aplicativo Caixa Tem. A regra, aliás, vale tanto para as pessoas que possuem o depósito automático como também para as que precisam solicitar.

Caso o cidadão não tenha uma conta no Caixa Tem, um perfil é criado automaticamente pelo Governo Federal. Basta baixar o app e inserir os dados pessoais exigidos. Não há nenhum custo adicional para a realização do processo.

O cidadão que não quiser receber o dinheiro do FGTS neste momento, pode enviar uma solicitação de não envio do saldo através do próprio app do próprio app oficial. Outra opção é simplesmente não movimentar a quantia.