Feudalismo: RESUMÃO de história para ENEM e vestibulares

Tudo aquilo que você precisa saber sobre o FEUDALISMO

Feudalismo: resumo completo ENEM e vestibulares

O termo “feudalismo” é usado para denominar uma forma de organização política, econômica e social presente na Europa medieval.

O assunto é muito cobrado por questões de história geral da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e também dos vestibulares.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o feudalismo. Vamos conferir!

Feudalismo: introdução

Como mencionado, o feudalismo foi uma forma de organização política, econômica e social predominante na Europa entre os séculos V e XV, período que compreende a Alta e a Baixa Idade Média.

O que era o feudo?

O termo.”feudo” é usado para definir a grande propriedade rural que funcionava como centro do sistema feudal. Nele viviam o senhor feudal, os servos e os camponeses.

A sociedade feudal

A organização da sociedade feudal era baseada na posse de terras. Dessa maneira, o senhor feudal, doava terras aos outros senhores, como uma forma de recompensa pela participação em grandes batalhas e em outros serviços. Os grandes senhores eram os suseranos, e, por sua vez, concediam as terras ganhas para os vassalos, ou seja,  os senhores menos poderosos e que atuam como cavaleiros nas guerras.

Feudalismo: principais características

A sociedade era formada por camadas sociais diferentes conforme os privilégios que cada um possuía. Existiam três estratos formados pela nobreza, pelo clero e pelos servos. A nobreza era composta pelos senhores feudais, proprietários de terras que tinham poderes políticos, administrativos e jurídicos.

O clero era formado pelos membros da Igreja, que possuíam uma grande extensão de terra e muita influência social. Os servos, por fim, eram subordinados e deviam pagar impostos.

A economia no período era marcada pela autossuficiência, ou seja, por produções agrícolas de subsistência. Quando havia colheitas significativas, os excedentes eram trocados em feiras na cidade pelos mais variados bens.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.