Fenômeno natural: Como os furacões são nomeados

Alguns dos vilões mais notórios da história são conhecidos por apenas um nome. De Betsy e Camille a Katrina, Ike e Sandy, seus legados estão tão gravados na memória coletiva que bastam algumas sílabas para lembrar os dias terríveis em que esses furacões atingiram diversas partes do mundo.

Mas de onde vêm os nomes dos furacões? Por que damos nomes humanos a massas violentas e irracionais de água e vento? E como todos nós concordamos que nome usar? A prática remonta à década de 1950, embora as pessoas chamem os ciclones tropicais há séculos.

Antes de 1940

Antes da década de 1940, apenas as piores tempestades recebiam nomes, geralmente com base no local ou época do ano em que atingiam a costa: Houve o furacão Sea Islands de 1893, o furacão Great Galveston de 1900, o furacão Miami de 1926 e o ??Dia do Trabalho Furacão de 1935, para citar alguns.

Cientistas e meteorologistas costumam atribuir números não oficiais aos ciclones tropicais – Tempestade Tropical Um, Furacão Dois, etc. – entretanto, a prática de usar nomes mais memoráveis ??e relacionáveis ??só começou em 1950.

Foi o primeiro ano em que os ciclones tropicais do Atlântico receberam nomes oficiais, embora ainda não fossem nomes humanos. Esses nomes iniciais foram retirados do Alfabeto Fonético Conjunto Exército / Marinha , então a temporada de 1950 apresentou tempestades com nomes bizarros como Furacão Dog, Furacão Fácil, Furacão Jig, Furacão Item e Furacão Amor. Houve também uma tempestade tropical no início de outubro.

Essa tradição continuou por dois anos, mas tinha uma falha gritante: a mesma lista de nomes era reciclada todos os anos, de modo que as temporadas de 1950 a 1952 apresentavam cada um um furacão capaz de passar pelo furacão Fox. Isso ficou confuso, então, em 1953, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos começou a usar nomes humanos femininos, o que provou ser muito mais eficaz. Isso não só tornou a identificação da tempestade mais fácil, mas ajudou as autoridades e meios de comunicação a espalhar os avisos – e ajudou o público a prestar atenção neles.

“Presume-se que os nomes sejam muito mais fáceis de lembrar do que números e termos técnicos”, explica a Organização Meteorológica Mundial (OMM) em seu site oficial. “Muitos concordam que adicionar nomes às tempestades torna mais fácil para a mídia reportar sobre ciclones tropicais, aumenta o interesse em avisos e aumenta a preparação da comunidade”.

Furacões em homenagem às esposas

Os nomes dos primeiros furacões costumavam ser inspirados nas esposas dos meteorologistas, mas em 1979 nomes masculinos foram acrescentados à mistura.

A saber, OMM atualmente supervisiona a lista principal de nomes, que alterna entre masculino e feminino; seis listas são giradas anualmente no Atlântico, de modo que os nomes de 2015 serão usados ??novamente em 2021.

Entretanto, quando um ciclone é ruim o suficiente, pode-se trocar o nome para homenagear as vítimas e sobreviventes. Setenta e oito nomes de furacões do Atlântico foram aposentados desde 1954, incluindo 29 desde 2000. Entre os nomes de furacões aposentados mais infames estão Audrey (1957), Betsy (1965), Camille (1969), Hugo (1989), Andrew (1992), Ivan (2004), Katrina (2005), Ike (2008), Irene (2011) e Sandy (2012).

E então, gostou de conhecer de onde vem os nomes dos furacões?

Não deixe de ler também – 10 piores desastres naturais do mundo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.