Ciência: O que causam os tornados?

Tornados produzem os ventos mais fortes da Terra, mas devem toda sua energia às nuvens caóticas que os originam. Tempestades são comuns em todo o mundo – pode haver 700 a 2.000 acontecendo a qualquer momento – mas apenas uma fração delas se torna severa o suficiente para formar um tornado.

Todos eles funcionam quase da mesma maneira: o sol aquece o vapor de água até que ele suba, esfrie e se condense em enormes nuvens cúmulos-nimbos, que gradualmente desabam sobre si mesmas, causando chuva, granizo e relâmpagos. Uma tempestade por si só é uma força violenta, mas sob certas condições, as coisas podem piorar muito.

Antes da formação de uma tempestade, os ventos começam a mudar rapidamente de velocidade e direção. Se algumas rajadas forem redirecionadas enquanto já estão subindo e acelerando, elas podem colaborar com as massas de ar em colisão para ajudar a desencadear um vórtice horizontal invisível no alto das nuvens.

Como o ar ascendente continua alimentando o crescimento da tempestade, essas “correntes ascendentes” também inclinam o vórtice até que ele fique na vertical, às vezes ficando preso por sua sucção no processo.

Em fortes tempestades, isso pode agitar um pedaço amplo e giratório da baixa atmosfera conhecido como “mesociclone”, que pode se estender por vários quilômetros. Os mesociclones constituem os núcleos das tempestades supercelulares.

O consumo de ar quente e úmido por uma tempestade deixa para trás uma zona de extrema baixa pressão sob as nuvens, criando um efeito de vácuo que pode puxar a base da tempestade até que uma “nuvem de parede” desça. Se a tempestade for forte o suficiente e a pressão atmosférica for baixa o suficiente, o mesociclone giratório também pode se estender para baixo em uma nuvem em funil supercarregada, conhecida como tornado.

Os tornados giram violentamente enquanto sugam qualquer umidade restante, um último esforço para manter as tempestades – semelhante a terminar uma bebida com um canudo. Quando essa busca por umidade quente coloca o funil em contato com o solo, pode ser devastador para qualquer coisa ou pessoa em seu caminho.

E então, gostou de conhecer mais sobre os tornados?

Não deixe de ler também – Breve panorama dos principais desastres ambientais no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.