Febre e mal estar estão entre as principais reações adversas das vacinas

photo-1608451344486-ca608cbfc507
Banco de Imagens: Unsplash

Na hora que é iniciada uma campanha de vacinação, há sempre aquelas pessoas que fogem da imunização, seja por medo da agulha ou das reações adversas da substância, entretanto, para algumas doenças, a vacina ainda é o único método de prevenção, por isso, garantir a dose sempre é a decisão mais correta a fazer.

Durante a vacinação contra gripe, por exemplo, algumas reações acabam sendo confundidas com a própria doença. Por isso muita gente se recusa a tomar o imunizante, alegando que após a aplicação acaba contraindo o vírus.

Apesar dessas reações se assemelharem a um resfriado, vale destacar, que a vacina é incapaz de ocasionar a doença, a qual ela combate, como no caso a da gripe. Isso porque, geralmente essas vacinas são produzidas com o vírus inativado ou morto da doença.

Elas ainda são feitas com o próprio vírus da doença, a fim de que o organismo consiga produzir anticorpos necessários para combatê-la.

Ainda de acordo com especialistas, essas reações adversas que acometem algumas pessoas, logo após a imunização, nada mais é do que os sinais de que o organismo está produzindo os anticorpos em resposta ao vírus introduzido. Diante disto, estas reações sãos vistas como positivas para saúde.

 

Principais reações adversas das vacinas

photo-1516027828283-84217f09f3c4
Banco de Imagens: Unsplash

Quando o sistema imunológico se vê invadido por um corpo estranho, no caso, o antígeno da vacina, ele imediatamente começa a produzir anticorpos para combatê-lo. Esta ação resulta em um processo inflamatório do corpo, que pode ser apresentando através dos seguintes sinais:

  • Dor no local da aplicação
  • Febre
  • Mal estar
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia

Essas reações adversas duram aproximadamente 48 horas e em caso de ultrapassar este período ou se apresentar de forma mais intensa, o mais indicado é buscar auxílio médico.

Leia também: Bebida alcoólica deve ser evitada após vacinação

Alergia à vacina

Além das reações adversas, há também pessoas que apresentam alergia à vacina.

Esta estatística é rara, sendo constatada uma a cada um milhão de pessoas imunizadas.

A reação alérgica da vacina, geralmente é ocasionada devido a algum componente presente na substância, como por exemplo, a proteína do ovo. Para estas pessoas, há produtos com menor concentração.

Em todos os casos, o melhor a se fazer é conversar com um médico de confiança, a fim de conhecer os componentes da vacina e caso haja alguma reação alérgica, informar profissional de saúde, a fim de que o acompanhamento dos eventos adversos pós-vacinação seja efetivado.

Gripe após a vacina contra gripe?

photo-1584541010075-1bf0cbe59b70
Banco de Imagens: Unsplash

E caso os sintomas após a vacina da gripe não sejam as reações do organismo produzindo anticorpos e sim, se configuram mesmo na doença; saiba que isso não significa que foi a vacina a responsável.

Isso porque, o imunizante leva de quatro a seis semanas para proteger o corpo contra o vírus. Então, se a gripe surgir antes deste período é sinal de que a pessoa já estava com o vírus no organismo ou incubado. Por isso, assim que se inicia a campanha, o mais indicado é garantir a imunização o quanto antes.

Veja também: Vacinação da Covid em grávidas e tentantes deve ser decidida de forma individualizada

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.