Uma das maneiras mais gostosas de reunir a família e os amigos é com um churrasco perfeito, não é verdade? Comida boa, conversa melhor ainda, aquela cerveja gelada, risadas, música, enfim. É uma receita de sucesso. Para o anfitrião, às vezes, pode ser um pouco tenso, afinal, queremos agradar a todos e não deixar nada a desejar. Se você é um churrasqueiro iniciante, ou simplesmente quer melhorar a experiência dos seus convidados, fique por aqui! Afinal, vamos te dar algumas dicas incríveis e valiosas para fazer o churrasco perfeito!
Como fazer o churrasco perfeito
Sabemos que o churrasco não se trata apenas de preparar e comer carne. É uma celebração, em um ambiente alegre, com pessoas descontraídas. Contudo, a comida bem preparada e de qualidade contribui e muito para compor esse ambiente alegre e descontraído. Afinal, ninguém vai ficar feliz e animado com a barriga vazia, não é mesmo? Portanto, dar uma atenção toda especial ao preparo da carne e dos acompanhamentos é fundamental para fazer o churrasco perfeito.
A churrasqueira
Não tem como fazer o churrasco perfeito sem uma churrasqueira “filé”. Trocadilhos à parte, a churrasqueira é o componente central de um bom churrasco.
Proporcionar a temperatura ideal para deixar a carne no ponto é a principal função da churrasqueira. Ela não deve estar nem quente demais, nem de menos.
Então, a primeira dica para fazer o churrasco perfeito é acender a churrasqueira de 45 minutos a 1 hora antes de começar a assar a carne.
Faça isso para que haja brasas bem vermelhas, incandescentes, mas sem fogo. Se você acender sua churrasqueira em cima da hora, corre o risco de ter que colocar a carne enquanto ainda existem labaredas. Assim, você acaba queimando. Ou ainda, pode ocorrer de não obter uma temperatura alta o suficiente e sua carne ficar lá sobre a grelha, desconsolada e ficando crua. E essas duas coisas não são o que se espera de um churrasco perfeito.
A carne
Sendo a grande protagonista, a carne precisa ser de qualidade se você quiser fazer o churrasco perfeito.
Com os preços super altos, principalmente para os cortes mais nobres, pode ser um pouco complicado, mas lembre-se: qualidade é melhor que quantidade. Os convidados comem menos, porém, melhor quando a carne é boa. Os cortes bons são mais macios, conservam melhor o “suco” da carne, o que deixa o churrasco mais saboroso.
A alimentação está muito ligada às lembranças afetivas, por isso, quando estamos comendo algo de qualidade e muito saboroso, nosso cérebro rapidamente associa isso com coisas boas e ficamos mais felizes.
Sendo assim, se quer colocar um sorriso no rosto dos seus convidados, invista em uma carne de qualidade.
A fome dos convidados
Todo mundo costuma chegar para o churrasco cheio de fome. Portanto, uma coisa importante para o churrasco perfeito é se antecipar a isso. Sempre comece com cortes mais rápidos para grelhar, como os assados de tiras, por exemplo. Coloque linguiças, hambúrguer, pão de alho e outros alimentos de rápida preparação na churrasqueira.
Assim, quando o pessoal chegar faminto, você terá o suficiente para saciar a fome de todos. Com todo mundo mais “calmo”, você poderá caprichar no ponto da carne principal, com mais tranquilidade. Fazendo isso, todos ficarão agradecidos e se lembrarão por muito tempo do seu churrasco perfeito.
A música
Nem só de comida se faz um churrasco perfeito. Criar um ambiente alegre também faz uma diferença enorme. E cuidar da seleção de músicas é uma forma de providenciar isso. Se você for preparar um pen drive ou uma playlist no seu celular, por exemplo, para tocar no seu churrasco, lembre-se de ser bem eclético.
Afinal, entre os seus convidados vão haver diferentes gostos musicais. Misture pagode, alguns rocks, sertanejo, enfim. Monte uma seleção bem variada, com músicas animadas e alegres que atendam aos gostos de todos.
A bebida
Além da comida, a bebida também precisa ser de qualidade para o churrasco perfeito. Então, além de escolher boas marcas de cerveja, vinho, chopp, refrigerante e o que mais você for servir, cuide para que elas se mantenham bem geladas. Lembre-se de providenciar gelo suficiente para durar por toda a festa.
Ninguém quer que o gelo acabe no meio do churrasco e a bebida esquente, não é? Então, quando for comprar a bebida, já faça o cálculo de quanto gelo será necessário para mantê-la gelada até o final do churrasco.
Curtiu as dicas para fazer o churrasco perfeito? Esperamos que as nossas dicas incríveis te ajudem na hora de fazer o seu churrasco! Agora, mãos à obra e “partiu churrasquear”!