Fascismo: como pode cair no vestibular? - Notícias Concursos

Fascismo: como pode cair no vestibular?

Confira!

Fascismo: descubra como o assunto pode ser cobrado no seu vestibular

O termo “fascismo” é usado para definir um sistema político que surgiu após o fim da Primeira Guerra Mundial e foi liderado por Benito Mussolini.

O movimento assume uma grande importância no contexto europeu do século XX. Dessa maneira, ele costuma aparecer com frequência em questões de prova, muitas vezes associado ou comparado ao Nazismo.

O assunto é muito cobrado por questões de história geral, principalmente dentro das provas dos vestibulares.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão de vestibular sobre o Fascismo. Confira!

Fascismo: questão de vestibular

 (PUC RJ) As transformações ocorridas após o término da Primeira Guerra Mundial assinalam a crise da sociedade liberal clássica. Nessa conjuntura surgem os movimentos fascistas, buscando afirmar-se como uma alternativa política tanto ao liberalismo quanto ao movimento operário

Sobre o Fascismo são corretas as afirmações abaixo, com EXCEÇÃO de uma. Assinale-a.

A) Na Itália os fascistas não precisaram tomar o poder através da força; Mussolini foi chamado pelo rei Vitório Emanuel a formar o governo após a Marcha sobre Roma e 1922.

B) O Fascismo tinha na apologia do Estado Nacional e no combate ao capitalismo as sua principais bases ideológicas.

C) Na Alemanha uma das realizações do regime totalitário nazista foi a eliminação dos partidos e sindicatos de trabalhadores, visando a combater o avanço do socialismo.

D) O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, liderado por Hitler, ao assumir a postura de defensor da ordem contra o “perigo” comunista, recebeu o apoio da classe média alemã.

E) O fascismo foi um regime político totalitário, pois pretendeu controlar todos os aspectos da vida social subordinando-os ao Estado.

Análise:

A alternativa correta para a questão do vestibular da PUC (Pontifícia Universidade Católica) é o item B.

O fascismo é um dos tantos movimentos de manifestações extremistas da direita conservadora. Ele foi, de maneira ampla, um movimento político e social que usava de uma retórica populista para persuadir a população. 

Porém, não podemos dizer que o Fascismo combatia o regime capitalista, uma vez que isso não é verdade. O regime era um sistema política de cunho nacionalista, antiliberal e antissocialista.

Todas as outras alternativas estão corretas.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?