A falta de treinamento e desenvolvimento pode ser um caminho muito perigoso para qualquer equipe e corporação. Por isso, resolvemos unir as principais consequências deste problema neste artigo. Acompanhe para saber mais e prepare-se para treinar e desenvolver o seu time!
Consequências da falta de treinamento e desenvolvimento
Muitas pessoas, infelizmente, ainda podem ver o investimento (de dinheiro mesmo) em um treinamento ou desenvolvimento como um “gasto”. Mas, na realidade, não é bem assim.
Muito pelo contrário! Investir no treinamento dos seus colaboradores é aumentar a redução de custos e viabilizar um faturamento mais positivo e interessante.
Porém, pode ser que você ainda tenha dúvidas se isso é realmente verdade. E, por isso, apontamos a seguir algumas das consequências da falta de treinamento e desenvolvimento:
1. Equipe desconectada
Quando a equipe não recebe o treinamento adequado para atuar de maneira coerente, consequentemente ela tende a ficar desconectada entre si.
Isso quer dizer que os colaboradores não conseguem estabelecer uma boa harmonia dentro do grupo, ocasionando falhas na comunicação e até mesmo conflitos interpessoais.
Com o treinamento, isso pode ser evitado. Afinal, torna-se possível delegar funções de forma consistente, fazendo com que todos se alinhem de uma maneira conectada e eficaz.
2. Necessidade de retrabalho
A falta de treinamento e desenvolvimento também pode ser a mola propulsora da necessidade de retrabalho.
Isso acontece devido ao fato de que o time, simplesmente, não sabe como executar um trabalho específico da melhor forma. Assim, precisam partir do pressuposto de tentativa e erro.
Como consequência, podem optar sempre por caminhos mais difíceis (sem querer, claro), ocasionando erros e a necessidade de retrabalho – que gera mais custos para a empresa e sobrecarga para a equipe.
3. Insatisfação dos colaboradores
Quando os colaboradores percebem a falta de treinamento e desenvolvimento, eles se sentem desamparados, sem perspectivas e “deixados de lado”.
Isso pode fazer com que a insatisfação apareça no ambiente de trabalho. E, por fim, a desmotivação também pode marcar presença.
4. Produtividade baixa
A falta de treinamento e desenvolvimento também é a causadora da baixa produtividade. Afinal, como que um indivíduo pode ser altamente produtivo se, na prática, ele sequer sabe como executar uma tarefa da melhor maneira? Pois é!
Com o investimento em um bom treinamento ele poderá desenvolver habilidades que o auxiliem com sua produtividade. E isso, obviamente, gerará bons resultados para a empresa, além de incentivar e motivar o colaborador.
5. Alta rotatividade
A alta rotatividade também é uma triste consequência.
Ao longo deste texto, vimos que a produtividade baixa, os problemas de conexão entre a equipe, a sobrecarga de trabalho e a insatisfação são consequências da falta de treinamento e desenvolvimento, certo?
Pois bem. Tudo isso que citamos pode ser um caminho para a alta rotatividade. Afinal, quem gostaria de permanecer em uma empresa onde sempre precisa retrabalhar e gastar energia física e mental por falta de treinamento? Pense sobre isso!
E, a partir das suas reflexões, veja os investimentos em treinamento e desenvolvimento como algo grandioso – não como um gasto a mais. 😉