Falta de tempo x cuidar das finanças: veja como conciliar e ter equilíbrio com o dinheiro

Não se pode usar o tempo de desculpas

Trabalho, casa, filhos, faculdade. São tantas tarefas que, muitas vezes, falta tempo para tratar de algo muito importante: o dinheiro. Na verdade, às vezes parece que falta tempo para pensar no tempo que precisaria para começar a cuidar das finanças.

Se você se identifica com isso, saiba que pequenos hábitos e um pouco de automação podem ser seus aliados. Por isso, acompanhe a matéria do Notícias Concursos desta segunda-feira (28) para entender como driblar a falta de tempo e conseguir cuidar das finanças.

Cuidar das finanças não é uma tarefa fácil

Se fosse, mais gente controlaria o próprio orçamento, mas quase metade dos brasileiros não faz isso. Entre os motivos estão a falta de disciplina para controlar os gastos, não saber exatamente quanto ganham por mês e a falta de tempo.

Como cuidar do dinheiro quando o relógio não para?

Uma forma de fazer isso é dedicar uma parte do seu dia (ou até da sua semana), por menor que seja, para checar seu dinheiro. Você não precisa fazer tudo de uma vez, nem abrir mão de todos os seus momentos de diversão ou tranquilidade. Mas, adquirir o hábito de olhar para as finanças é algo que se constrói aos poucos.

Começar devagar, aliás, é a melhor estratégia. A sugestão é que, para formar um hábito, se dê o primeiro passo com pequenas mudanças. Afinal, elas exigem menos esforço e são mais fáceis de serem alcançadas (e não abandonadas).

Em termos práticos: você pode começar, por exemplo, olhando sua fatura do cartão toda semana para garantir que os gastos estão sob controle e que não tem nada de estranho. É possível também marcar as contas pagas do mês em uma tabela ou caderno. Quando se sentir pronto, pode ir adicionando mais complexidade às tarefas, até cada etapa se tornar corriqueira.

Além da falta de tempo, muitos brasileiros enfrentam outro problema sério na hora de lidar com o próprio dinheiro: o medo. As pessoas costumam adiar as decisões financeiras pelo medo de encarar o orçamento. Além disso, há o fator da ansiedade em relação à própria situação financeira, o que leva a não abrir boletos e extratos, por exemplo. Ou seja: existem diversos fatores, visíveis e invisíveis, que impedem as pessoas de cuidar de suas finanças.

Falta de tempo x cuidar das finanças: veja como conciliar e ter equilíbrio com o dinheiro
Falta de tempo x cuidar das finanças: veja como conciliar e ter equilíbrio com o dinheiro – Canva Pro

Tecnologia e automação para ajudar a poupar

Se organizar as finanças já é difícil, guardar dinheiro é ainda mais: três em cada quatro brasileiros não conseguem poupar, para se ter uma ideia. Um dos responsáveis por isso é a falta de planejamento financeiro. Sem isso, é fácil todo o dinheiro ir embora e não sobrar nada no fim do mês para guardar.

Mas, se este é seu caso, não desanime: você também pode usar a tecnologia para te ajudar a poupar.  Uma das principais dicas para economizar é colocar barreiras à tentação de gastar, como guardar um certo valor automaticamente todos os meses.

Ao invés de deixar o dinheiro na conta, por exemplo, você pode estabelecer uma quantia que, certo dia do mês, será automaticamente depositada no seu cofrinho virtual. Assim, seu cérebro já entende que aquele valor não está mais disponível para gastar.

Também é possível automatizar boletos. Se tem uma coisa da qual é difícil fugir na vida adulta são os boletos. Não importa o que aconteça, eles vão continuar chegando mês após mês. Alguns, inclusive, são recorrentes, como de água, luz, gás e internet. Se você não quer perder tempo pagando essas contas todos os meses, ou não quer correr o risco de esquecer alguma e ter de pagar juros, automatizar esses pagamentos pode ajudar. Uma das soluções disponíveis é o débito automático, no qual o valor é debitado automaticamente da conta todos os meses.

E vale lembrar: vivemos em um país profundamente desigual e a solução para os problemas financeiros de muitas pessoas não é simplesmente se organizar melhor. Para cuidar do dinheiro, basta ir criando esses hábitos a fim de ajudar, mesmo quem não tem condições de terminar o mês no azul, nem que seja contribuindo a não ficar tão no vermelho assim.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.