O exterior segue apostando na qualidade da carne de frango brasileira. O preço da proteína está em alta no mercado internacional, o que causa uma alta direta nos custos dos insumos. As exportações brasileiras de carne de frango, quando somadas, já representaram somente em 2022 o total de 349,1 mil toneladas em janeiro de 2022, o que acaba superando em 19,7% a produção no comparativo com o mesmo período de 2021.
Com esse expressivo resultado nas vendas de carne de frango, O Brasil chegou a marca de US$ 616,9 milhões, o que reflete uma alta de 42% em relação a janeiro de 2021. De acordo com uma avaliação do Presidente da ABPA, Ricardo Santin, o mercado internacional de produtos agrícolas tem enfrentado uma pressão muito alta.
O que tem causado a elevação de preços do frango no exterior?
A elevação dos preços da proteína já é um fenômeno global. Neste momento, o preço médio das exportações brasileiras já está em 18,6% em relação ao mês anterior, o que está ajudando o Brasil a reduzir a forte pressão gerada pelo milho e os custos da soja, além de outros insumos que estão causando um aumento no preço dos produtos brasileiros.
Mesmo diante do aumento dos preços, um ponto que pode ser visto como positivo é que a carne de frango brasileira segue sendo muito requisitada devido a sua alta qualidade. Além disso, também se leva em conta o fato de que o Brasil é neste momento um dos poucos países onde o frango esta livre da influenza aviária.
China segue sendo a maior compradora da carne de frango
A China segue sendo a maior importadora da carne de frango do Brasil, aumentando suas compras no mês de janeiro em 4,6, adicionando mais 48,3 mil toneladas. Um forte comprador que atualmente assumiu a segunda posição de maior importador da carne de frango brasileira foram os Emirados Árabes Unidos.
Somente no mês de janeiro, os Emirados Árabes Unidos já adicionou 42,8 mil toneladas de carne. Esse número representou um aumentou muito relevante, já que representa uma quantidade 96% maior do que registrado em janeiro do ano passado. Isso mostra uma confiança na carne brasileira, que é uma das melhores do mundo.
União Europeia segue comprando em massa a carne do Brasil
Outro mercado que aumentou as suas importações é a União Europeia, que aparece na terceira posição com 53,5%, tendo importado 18,1 mil toneladas no último mês. Além da China, outro destaque no mercado asiático como importador de carne brasileira foi as Filipinas, que importou 11,4 mil toneladas, com uma participação de 339,4%.
A questão sanitária em relação ao frango é talvez o principal fator que está ditando neste momento as exportações de carne. Tanto na Europa, como também em países da Ásia e África, se enfrenta uma onda de focos que envolvem a Influenza Aviária, o que acaba redobrando os cuidados antes de definir de qual país irá vir os alimentos.