Experiências do Brasil Rural: MTur destaca a Rota do Engenho em Sergipe

MTur destaca a Rota do Engenho em Sergipe dentro do projeto "Experiências do Brasil Rural". Saiba mais informações do Ministério do Turismo!

Na última semana, técnicos do Ministério do Turismo (MTur) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) puderam viajar no tempo, mais precisamente até o período colonial, para conhecer a importância dos engenhos, da prática canavieira e da produção da cachaça – bebida que é patrimônio cultural do Brasil – na história de Sergipe, de acordo com informações oficiais. 

Experiências do Brasil Rural: MTur destaca a Rota do Engenho em Sergipe

Na ocasião puderam conhecer, ainda, a cultura, a gastronomia e as belezas naturais dos municípios de Indiaroba e Santa Luzia do Itanhy, no sul do estado, durante a validação da “Rota do Engenho”, destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Parcerias

Conforme a divulgação oficial, o roteiro faz parte da segunda edição do projeto “Experiências do Brasil Rural”, que neste ano conta com seis destinos. 

MTur, UFF e MAPA

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com foco no desenvolvimento e fortalecimento do Turismo Rural no país.

De acordo com a recente divulgação oficial do Ministério do Turismo (MTur), as experiências buscam proporcionar uma verdadeira imersão na rotina das localidades. 

Fazenda Priapu

Entre os atrativos da rota está a visita à Fazenda Priapu, onde os especialistas conheceram o processo de produção da cachaça artesanal desde a colheita da cana-de-açúcar – matéria-prima da bebida -, até o armazenamento em barris para envelhecimento e posterior consumo. 

Terra Caída

Além disso, o Ministério do Turismo (MTur) informa que os técnicos também conheceram o mangue, no distrito de Terra Caída, em Indiaroba, que além da vegetação possui um ecossistema rico em crustáceos e outros animais, como ostras e peixes. 

Na experiência, acompanharam de perto o catado de aratus, da família dos caranguejos, ao lado de uma marisqueira, que compartilhou o dia a dia da profissão. 

Culinária, cultura e economia

Em seguida, receberam uma vara utilizada na mariscagem e pescaram aratus. O trabalho feito pelas marisqueiras possibilita sua independência econômica com reflexo na culinária da região, destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Gastronomia e destaque para a empada de aratu

Aliás, na região a gastronomia é marcada pela pesca artesanal e a agricultura familiar. A empada de aratu, produzida em Terra Caída, foi declarada patrimônio imaterial de Sergipe e faz parte do roteiro, ressalta a divulgação oficial do Ministério do Turismo (MTur), destacando as atrações que validaram a Rota do Engenho como um importante ponto turístico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.