Você quer saber se existe algum tipo de prazo para retirar o seu dinheiro ganho na loteria? Afinal, quantos dias deve ser? Certamente, para quem sonha em ser um milionário através de loteria, deve saber de todas essas informações importantes.
Até porque já pensou você passar pela parte mais difícil de todo o processo e, por fim, perder a data limite do prazo de resgatar o prêmio? Por isso, veja agora algumas dicas que podem te ajudar nessas horas.
O prazo para retirar o dinheiro ganho na loteria
Então, sim, existe um prazo estipulado para você resgatar o seu prêmio. Basicamente, o vencedor tem 90 dias para reclamar o dinheiro. Portanto, assim que você ganhar, deve confirmar que os seus números são os sorteados. Sendo assim, deve conferir se o seu bilhete estar regularizado com o walst do pagamento, você deve preparar alguns documentos básicos.
Aliás, é muito importante seguir o cronograma de acordo com o que é proposto pela Loteria Caixa. Caso contrário, se perder o prazo em alguns dos casos, o prêmio irá acumular. Em outros, ele não irá acumular, ou seja, será dado como perdido para loterias futuras.
De qualquer forma, mesmo que justifique a sua perda do prazo, não terá mais como voltar atrás. Por isso, em todos os casos que você se sentir incapacitado de ir dentro do prazo, é necessário que uma pessoa de sua confiança tenha autorização para ir. Para isso, faça uma procuração.
Prêmios perdidos pelo esquecimento
E, por incrível que pareça, é muito possível uma pessoa esquecer de receber o prêmio. Parece absurdo ficar sabendo que uma pessoa simplesmente não foi pegar o seu prêmio milionário após vencer a aposta. Mas há alguns fatores para considerar.
Pode ser causado pela total incapacidade de ir buscar o prêmio. Assim como, um simples esquecimento de verificar os números sorteados na loteria. Às vezes, na falta de confiança, é bem provável que o prêmio não seja recebido.
Além disso, muitas pessoas jogam apenas por jogar e desperdiçam os seus dinheiros com bilhetes. Porém, o lado ruim não é nem esse. Mas, definitivamente, não confiar em si mesmas que são capazes de ganhar o prêmio máximo.
É exatamente essa falta de fé de que pode ser que ganhe o prêmio total que afunda as pessoas. Portanto, imagina só você ganhar o prêmio e não resgatar ele, porque não confiou que iria ganhar?
Aliás, uma história muito famosa foi de um ganhador da Mega Sena da virada de 2020. Pois, não cumpriu com o prazo de retirar o prêmio e acabou perdendo a bolada de R$ 162,6 milhões. Mas isso não aconteceu apenas dessa vez. Na verdade, cerca de R$ 1,6 bilhões foram transferidos para o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.
Qual é a data limite para retirar o dinheiro ganho na loteria?
Até mesmo a data limite do prazo está inclusa nas regras oficiais do jogo da loteria. Segundo elas, como foi dito no início do artigo, o ganhador tem até 90 dias para resgatar o seu prêmio. Caso contrário, em alguns casos pode acumular para um próximo jogo. E em outros, ocorrerá a transferência para programas governamentais, como o Fies.
Como dito anteriormente, não é justificativa que recupere o seu prêmio depois da data de limite para resgatar ele. Por isso deve ser feito no prazo, ou então perderá.
Muitos já tentaram até mesmo buscar na justiça o seu possível direito de receber o prêmio depois do prazo, porém, até hoje não houve nenhuma causa ganha. Pois, considera como negligência do próprio jogador.
Aliás, a justificativa é do ganhador ter ciência que ganhou o prêmio. Dessa forma, ele já saberia da data limite estipulada.
Segundo a própria justiça, há um único caso que pode reverter. Pois, é quando o ganhador já foi diretamente na casa de loteria caixa para tentar resgatar o valor que tem direito e ainda não o recebeu. Sendo assim, a única exceção possivelmente válida.
Logo ficou acordado pelo Juizado que todos os apostadores que perderem o prazo de 90 dias também perdem o direito ao prêmio, assim como, de recorrer à justiça. Por isso, é muito importante cumpri-lo.
Resgate o prêmio no prazo
Para você resgatar o seu prêmio por direito dentro do prazo, tudo o que você precisa fazer é se locomover até uma casa lotérica ou algum banco da caixa econômica.
Para isso, tenha em mãos o seu próprio bilhete com a comprovação do pagamento, além de um documento com foto e seu CPF. Apenas isso será suficiente para que você recupere o seu prêmio.