Exceção ou excessão: qual é o correto?

Um resumo completo sobre os usos desse termo

Exceção ou excessão: um resumo completo sobre os usos

O uso do “x” ou “ss” na língua portuguesa é uma das dúvidas mais comuns entre os candidatos que visam obter um alto desempenho nas provas mais importantes do país, como os concursos públicos, os vestibulares e a prova do ENEM.

Se você está dentro desse grupo, então o artigo de hoje é para você. Trouxemos todas as informações que você precisa saber sobre um erro muito comum no português: o correto é escrever “exceção” ou “excessão”?

Para que você não erre mais essa palavra em questões de português ou na sua redação, confira mais informações sobre os usos desse termo a seguir.

O correto é “exceção” ou “excessão”?    

A forma certa é “exceção”, escrita com “ç”. O uso de “excessão” (escrita com “ss”) é incorreto e não existe dentro da língua portuguesa. Assim, evite fazer uso desse termo com as duas letras “s”.

Exceção: significado e classificação

A palavra “exceção” pode ser classificada como um substantivo do gênero feminino e que pode ser confundido com outra palavra: excesso.

O significado desse substantivo masculino (excesso) é outro e não é o mesmo de exceção, uma vez que excesso quer dizer mais do que o necessário e é sinônimo de exagero.     

Já o termo “exceção”, por sua vez, pode ser definido como a ação de excluir, estando relacionado a algo incomum, ou seja, fora da regra ou uma condição privilegiada. 

Dessa maneira, podemos dizer que a palavra exceção deve ser usada para denominar alguma coisa que exclui ou se desvia de certos padrões. 

Exceção: exemplos do uso desse termo

Para que você descubra como a palavra “exceção” pode ser usada em frases, vamos conferir alguns exemplos.

  • Qualquer exceção às regras será punida.
  • Todos os presentes foram revistados, sem exceção.
  • Os candidatos devem atender aos requisitos, porém algumas exceções poderão ser consideradas.

Exceção: sinônimos

É importante que você conheça alguns sinônimos do termo “exceção” para usar em seus textos. Dentre os principais, podemos citar: restrição e exclusão. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.