A Evolução do Atendimento Ao Cliente

A popularização do Call Center e a inovação tecnológica no atendimento ao cliente

O serviço de Call Center evoluiu e agregou valor ao setor de atendimento ao cliente nas empresas. Por isso, através das inovações oriundas do Call Center, temos inovações disruptiva, como o PABX Virtual,

Foi por causa da popularização do serviço de Call Center que novos serviços foram agregados, surgindo novas ideias de negócios, ainda nos anos 80. Portanto, o setor de atendimento passou por diversas fases no que diz respeito a evolução tecnológica.

Apoio ao cliente e o surgimento de novos canais

A necessidade de atender as demandas dos clientes sempre existiu, e foi através dos serviços de telefonia que muitas ideias surgiram no mercado. Em 1990, o CDC (Código de Defesa do Consumidor) incluiu a prestação de serviços de Call Center em seus apontamentos, amparado o consumidor quanto ao serviço de atendimento.

No entanto, desde essa época muitas tecnologias evoluíram, bem como comportamento do cliente mudou, por conta da demanda da internet. O serviço de Call Center mudou, tornando-se otimizado e variado. Ou seja, novos canais de contato com o cliente foram criados, tirando o foco do telefone.

Atendimento integrado e humanizado na atualidade

Todavia, o serviço de atendimento por telefone ainda é muito utilizado. Porém, na atualidade o atendimento é humanizado. Sendo assim, as gravações possuem a linguagem voltada ao cliente. Ao passo que outros canais agregam valor ao serviço de atendimento.

Sendo assim, não somente ao atendimento podemos nos referir a evolução, como também ao setor de vendas e outras demandas.

Tecnologia Omnichannel e reinvenção do atendimento

Portanto, desde o surgimento do Call Center até a tecnologia Omnichannel, podemos dizer que foi uma grande evolução em poucos anos.

Atualmente, o atendimento ao cliente possui integração de multicanais, através de toda a tecnologia disponível no mercado. Canais como: Redes Sociais, WhatsApp, Chatbot, e-mails e diversas outras fontes de contato.

Por isso, o atendimento ao cliente se reinventou conforme o mercado evoluiu. Dessa maneira, atender ao cliente na era digital exige agilidade e assertividade virtual.

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