Evite informações excessivas na construção do seu currículo

A construção do seu currículo é um fator relevante na sua carreira profissional, por isso, deve ser sucinta e direcionada. Confira algumas dicas!

A construção do seu currículo é um fator relevante na sua carreira profissional, por isso, deve ser sucinta e direcionada.

Evite informações excessivas e desnecessárias na construção do seu currículo

 Por isso, é muito importante que você evite informações excessivas e desnecessárias. Por exemplo, não informe o número de seus documentos ou seus dados de filiação.

Pontos relevantes para o candidato na construção do seu currículo e na entrevista de emprego

  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador durante o processo seletivo;
  •  Evite cruzar braços e pernas;
  • Não gesticule excessivamente;
  •  Procure falar de maneira assertiva;
  •  Controle o seu tom de voz;
  •  Não mantenha objetos em seu colo, caso seja possível;
  • Respeite a ordem dos fatos na construção de sua narrativa;
  •  Procure chegar com alguns minutos de antecedência ao local da entrevista de emprego;
  •  Conheça os pontos fortes referentes a sua trajetória profissional, bem como, os pontos que requerem melhoria; dentre outros fatores pertinentes a sua particularidade.

A construção da sua narrativa

Além disso, também é importante que durante a construção da sua narrativa, o candidato tenha clareza sobre seus pontos de melhoria, chamados de pontos fracos. Pois, dessa forma, ao se colocar em uma situação vulnerável, apresente uma solução. 

Por exemplo, ao relatar que se vê como uma pessoa tímida, procure informar que deseja realizar um curso de teatro para melhorar a sua comunicação. Sendo assim, poderá colocar os seus pontos fracos de maneira direcionada.

A postura do candidato durante a entrevista de emprego é fundamental para o direcionamento de sua carreira

Dessa forma, a postura do candidato durante a entrevista de emprego é fundamental para o direcionamento de sua carreira. No entanto, também é importante que o candidato conheça a cultura da empresa, analisando a sua missão, visão e valores.

Cultura da empresa e o direcionamento para o candidato

A cultura da empresa é relevante na construção do currículo, visto que uma empresa que possui uma cultura aberta, como uma Startup, permite um ambiente informal. Por outro lado, uma empresa tradicionalista requer formalidade em todos os aspectos. 

Estude o seu próprio currículo de maneira analitica e aprofundada

Além disso, é importante que estude o seu próprio currículo de maneira analitica e aprofundada. Sendo assim, esses fatores podem ajudar por diversos fatores, visto que é possível entender a cultura e direcionar suas respostas. Por isso, é importante que o candidato direcione essas dicas e alcance seus objetivos, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.