Eventos retidos eSocial: novo canal para solicitações

Eventos retidos eSocial: novo canal para solicitações

Os Eventos retidos eSocial devem ser enviados através de um novo canal, devido a desativação do e-mail anterior. Confira!

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) passa por mudanças e melhorias desde o seu início, no ano de 2018.

Eventos retidos eSocial: novo canal para solicitações

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS informa que o e-mail eventosretidosesocial@inss.gov.br foi desativado em 28/03/2022, de acordo com informações oficiais do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Desativação do e-mail eventosretidosesocial@inss.gov.br

O e-mail eventosretidosesocial@inss.gov.br foi criado para uso exclusivo de informações a respeito de eventos do eSocial retidos e não integrados no CNIS, informa o portal oficial do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

O INSS e a Dataprev atuam no processamento dos eventos retidos

A Dataprev desenvolveu uma rotina para mitigar o impacto do bloqueio de eventos por empresa. No momento o INSS em conjunto com a Dataprev, estão processando os eventos retidos das empresas, com 90% (noventa por cento) do processamento concluído, destaca a plataforma oficial.

Considerando a redução no volume de eventos retidos, o INSS decidiu pela desativação do e-mail eventosretidosesocial@inss.gov.br. Neste aspecto, para envio de solicitação ao INSS, o usuário deverá registrar sua demanda diretamente na página do eSocial, área de Fale Conosco.

O Fale Conosco se destina ao atendimento exclusivo de questões técnicas do sistema

O portal do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) destaca que o Fale Conosco se destina ao atendimento exclusivo de questões técnicas do sistema. Portanto, por meio desse canal não são esclarecidas dúvidas de direito material (aplicação ou interpretação da lei, no caso concreto). 

Nestes casos, o empregador/usuário, precisa procurar atendimento diretamente nos órgãos integrantes do eSocial – de acordo com o tema, ou, no caso de empresas, a sua consultoria contábil ou jurídica, informa o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) através de canal oficial do Governo Federal.

O eSocial é uma obrigatoriedade para todas as empresas, considerando que se trata de uma formalização e centralização de diversas informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

É necessário que as empresas mantenham atualizados os seus envios ao eSocial

Portanto, é necessário que as empresas mantenham atualizados os seus envios e busquem por fontes oficiais para que possam atender a demandas do governo de maneira direta. Além disso, manter em dia os envios ao eSocial é uma forma de facilitar a própria gestão da empresa. Haja vista que o sistema gera encadeamentos importantes para o fluxo interno de modo que facilita os fechamentos anuais através do alinhamento dos fluxos diários e mensais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.