Eu tenho um plano – Não contava com essa, e agora?! – Parte 3

Dentro de um plano é necessário incluir o que não estava planejado. Entenda mais sobre esse conceito para ter sucesso no seu plano de negócios.

A série “Eu tenho um plano!” tem por objetivo pormenorizar o plano de negócios, detalhando suas necessidades e o motivo de cada etapa.

As explanações estão em série, uma vez que objetivam que as etapas do processo fiquem clarificadas. Importante considerar que para cada empresa há particularidades que exigem adaptações.

Dividimos a série “Eu tenho um plano!” em sete partes. Nesta terceira parte falaremos sobre reservas de emergências.

Tenha um valor financeiro reservado para emergências

Claro que de acordo com o seu faturamento, mas isso é importante por várias razoes:

Tenha uma reserva financeira para possíveis crises oriundas de fatores externos;

Atue com uma consultoria jurídica e contábil, e ainda reserve valores em dinheiro para pagar possíveis processos trabalhistas, processos judiciários, reclamações e indenizações a clientes e funcionários.

Precisa atuar prevenindo, mesmo que ache que nunca vai acontecer na sua empresa.

Essas situações decorrentes de processos ou reclamações, quando terminam em indenizações, levam uma fatia importante do orçamento da empresa, e geralmente, as empresas não possuem esse valor em caixa.

Essa orientação é para qualquer empresa quanto, em qualquer setor.

Além disso, dentro do planejamento é necessário atuar com algumas vertentes:

Nada é estático

Aceitar que o seu planejamento não seguirá completamente de acordo com o que está ali no papel, é o primeiro passo para lidar com as adversidades.

Dentro de cada passo do seu plano de negócios precisa ter alternativas para caso aquela alternativa não dê certo, o que será feito.

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