Etapas da Evolução Humana: um resumo

Confira!

Etapas da Evolução Humana: o tema vai cair na sua prova!

O termo “evolução humana” é usado em referência ao progresso dos seres humanos ao longo de milhares de anos.

O tema é abordado com grande frequência pelas principais provas do país, com um destaque para o ENEM. Assim, para que você possa se preparar de forma adequada, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre as etapas da evolução humana. Confira!

Etapas da Evolução Humana: introdução

O processo de evolução do homem ainda desperta uma série de dúvidas e questionamentos entre os estudiosos. É a partir do estudo dos fósseis que os pesquisadores conseguem conhecer um pouco mais sobre a evolução humana, apesar de não dominarem o processo por completo.

Além disso, devemos destacar que o processo foi marcado por uma grande quantidade de etapas. Vamos conhecer, a seguir, cada uma delas.

Etapas da Evolução Humana: os primatas

Na escala da evolução humana, os primatas ocupam o lugar de mais antigos habitantes da Terra que possuem algum tipo de parentesco com um descendente comum dos seus humanos. Estudos indicam que eles surgiram há cerca de 60 milhões de anos.

Logo em seguida podemos encontrar os primatas hominoides, que viveram entre 22 e 14 milhões de anos atrás. 

Depois dos primatas, podemos encontrar, ainda dentro da escala das etapas da evolução humana, os hominídeos. Esses grupos viveram há cerca de 3 milhões de anos e se dividiam entre australopiteco afarense e australopiteco africano. O grupo se diferenciava dos primatas em geral porque os australopitecos andavam apoiados em apenas dois pés e utilizavam as mãos para uma série de tarefas relacionadas à sobrevivência.

Etapas da Evolução Humana: os homo

Em seguida, a evolução humana foi marcada pelo surgimento do homo habilis, que viveu entre 2,2 e 780 mil anos atrás e que é considerado o responsável pela criação de uma linguagem rústica. Ainda, o homo habilis era capaz também de construir cabanas e instrumentos. 

O homo erectus, por sua vez, viveu entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, usava peles de animais sobre o corpo, se comunicava com uma linguagem mais sofisticada e descobriu fogo.

O homem de Neandertal seria o descendente do homo erectus e viveu entre 200 mil e 30 mil anos atrás. Ele conseguia fabricar armas e ferramentas muito mais sofisticadas.

Por fim, o homo sapiens é o  parente mais próximo do homem moderno e viveu aproximadamente entre 100 mil e 50 mil anos atrás. Ele esteve em todas as regiões do planeta e foi capaz de construir muitos instrumentos de pedra, marfim e osso, além de desenvolver a escultura e a pintura. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.