Estudos: Dicas de saúde mental para se dar bem nos estudos!
Manter a saúde mental em dia é indispensável para garantir bons resultados nos estudos. Afinal, o nosso humor e a nossa disposição afeta diretamente a nossa capacidade de raciocinar, se concentrar a memorizar algum conteúdo novo.
Por isso, fizemos este conteúdo com o intuito de lhe ajudar nessa tarefa de manter a saúde e o bem-estar mesmo quando a sua rotina de estudos parecer apertada. Acompanhe!
Dicas de saúde mental para se dar bem nos estudos
Abaixo listamos 9 dicas de saúde mental para que você consiga atingir êxito nos estudos. Veja:
1- Tenha um cronograma de estudos bem estruturado
O primeiro passo envolve um bom planejamento. Sem um cronograma de estudos, você não sabe aonde quer chegar e tampouco quando quer chegar, e isso faz com que você se sinta desmotivado, com preguiça, cansado, etc.
Por isso, criar uma rotina de estudos onde você sabe o que deve ser feito hoje, amanhã e no fim de semana, é indispensável para que você mantenha um fluxo de estudos.
Mas, além de estudar com mais equilíbrio, esse tipo de cronograma gera a sensação de dever cumprido, e quanto mais sentimos essa sensação, mais a motivação para estudar é estimulada.
2- Cuidado com as cobranças excessivas
O mercado de trabalho é, sem dúvidas, cada vez mais competitivo. Empresas e grandes corporações buscam por profissionais qualificados e prontos para lidar com desafios intensos. Porém, esse tipo de cobrança pode lhe gerar estresse e ansiedade e sofrimento por antecipação.
Por conta disso, pare de se cobrar tanto! Pense que a vida acadêmica e profissional é como uma escada: a cada dia você dá um pequeno passo, rumo ao topo. E lembre-se ainda que os tropeços e os “passos para trás” podem ser propulsores de maiores impulsos lá na frente.
Portanto, aceite os seus erros e seja mais paciente consigo mesmo!
3- Equilibre as suas expectativas
Cuidado com as expectativas que você cria sobre os seus estudos. É claro que estudar promove um futuro mais promissor, porém, não use isso como regra. Não crie a ideia de que ao estudar por 7 horas hoje, amanhã a sua vida será outra. Lembre-se que tudo precisa de crescimento gradativo, então, cuidado com as expectativas exageradas sobre algo (e isso vale para o resultado de uma prova também, ok?).
4- Procure não se isolar de tudo e de todos
Muitos estudantes acabam abrindo mão da vida social, vivendo em prol dos estudos dia e noite. Embora essa atitude seja “louvável” para algumas pessoas, ela pode ser muito prejudicial para a saúde mental do sujeito.
Afinal, é nas relações sociais que você gera laços afetivos, melhora a sua autoestima, conhece outras realidades e pode espairecer. Por isso, não se isole e tenha momentos diários para interagir com quem você ama!
5- Tenha um hobby
Ter um hobby é essencial para todo e qualquer ser humano, pois é dessa forma que você consegue deixar os estudos de lado por alguns momentos, priorizando seu bem-estar e a sua felicidade.
Sem um hobby, o seu foco pode ficar apenas nos problemas estudantis, sobrecarregando a sua mente. Além disso, lembre-se que focar apenas nos estudos fará com que você crie uma carga mental que não encontra um caminho para “esvaziar”, ocasionando crises de ansiedade e estresse.
6- Priorize o seu sono e a sua alimentação
O seu sono e a sua alimentação devem ser priorizados se você quer bons resultados nos estudos e concomitantemente o mantimento da sua saúde mental. Isso porque quando nos alimentamos mal, tendemos a ter menos capacidade de focar e aprender algo novo. E o mesmo vale para o sono.
Mas para além das questões relacionadas aos estudos, a alimentação e o sono também são indispensáveis para a qualidade de vida como um todo. E quando não temos qualidade de vida, nada flui, não é mesmo?
7- Pratique meditação e técnicas de concentração nos estudos
A meditação, as técnicas de respiração e os métodos de concentração nos estudos também podem ajudar você a melhorar a sua saúde mental e o seu rendimento na escola ou faculdade. Isso pois, dessa forma, você estará abrindo caminhos para ter uma mente mais tranquila, leve e menos sobrecarregada.
8- Desafie o seu cérebro
Desafiar o seu cérebro é indispensável para garantir bons rendimentos. Afinal, dessa forma você estará estimulando a sua capacidade de raciocínio e absorção de novas informações, melhorando os seus resultados de maneira eficiente.
Para isso, invista em jogos como quebra-cabeça, atividades cognitivas como responder caça-palavras ou outra atividade mental que exija atenção e foco.
9- Faça psicoterapia e pratique o autoconhecimento
Lembre-se também de praticar o autoconhecimento, pois dessa forma você conhece os seus limites e as melhores maneiras de investir nos seus estudos de forma eficaz. Afinal, você saberá qual o seu tempo de concentração; qual a melhor forma de aprender; e assim por diante.
Já a psicoterapia propõe um maior conhecimento sobre si e sobre as suas emoções, proporcionando-lhe um maior gerenciamento das suas dificuldades e melhorando assim o seu desempenho nos estudos.