Estudo mostra qual é a idade em que você toma suas melhores decisões financeiras

Um estudo por Rafal Chomik, economista que reside na Austrália e atua no ARC Centre of Excellence in Population Ageing Research, feito em 2022, concluiu qual a idade que possuímos mais inteligência financeira para tomar boas decisões.

O estudo avaliou a maneira como os participantes lidam com o dinheiro, compreendem taxas e inflação, e tomam decisões financeiras que não comprometam a saúde das finanças.

Será que você já chegou nesta idade? Acompanhe e saiba mais.

Estudo mostra qual é a idade em que você toma suas melhores decisões financeiras

O estudo constatou que pessoas entre 53 e 54 anos costumam estar mais aptas a tomarem boas decisões financeiras. A conclusão se baseia na premissa de que, nesta idade, a pessoa já vivenciou uma série de situações financeiras ao longo de sua vida, que possam ter trazido ensinamentos valiosos e que fazem toda a diferença.

Dito de outro modo, ao longo de nossas vidas, vamos estudando sobre finanças, aprendemos a cuidar do nosso dinheiro e lidamos com a administração de nossas próprias vidas. Porém, às vezes podemos cometer equívocos que colocam as nossas finanças em risco, prejudicando as nossas tomadas de decisão.

Consequentemente, essas situações nos trazem ensinamentos sobre as melhores formas de lidar com dinheiro, fazendo com que, na quinta década da vida, possamos tomar decisões com base em conhecimentos mais sólidos.

Por isso, estima-se que essa seja a idade em que atingimos uma maior “maturação financeira”, podemos assim dizer.

Aspectos que envolvem a inteligência financeira

Se você ainda não está vivendo a sua quinta década de vida, não significa que não deva considerar quais aspectos envolvem a inteligência financeira e o que pode ser feito para cuidar das finanças, não é mesmo?

Por isso, trouxemos algumas considerações com o intuito de ajudar você nessa jornada de aprendizagem:

1. Raciocínio lógico e saúde mental

Aprender a raciocinar é fundamental para que possamos tomar decisões financeiras mais interessantes. Por isso, estudar, ler, manter a mente ativa e conversar sobre soluções para a vida financeira é crucial.

Além disso, a saúde mental, como um todo, também precisa ser preservada. Cuidar das emoções, praticar o autoconhecimento e impedir que elas ditem as suas tomadas de decisão financeiras é muito importante.

Estudo mostra qual é a idade em que você toma suas melhores decisões financeiras
Estudo mostra qual é a idade em que você toma suas melhores decisões financeiras. Foto: Canva.

2. Pensamento de longo prazo

Reforçar o pensamento de longo prazo é um passo fundamental na inteligência financeira. Se não pensarmos na existência do amanhã e nas necessidades de poupar no hoje, poderemos correr o risco de gastar todo o dinheiro e cometer equívocos financeiros que nos deixarão desamparados mais tarde.

3. Acompanhamento da economia atual

Buscar informações sobre taxas, inflação, dentre outros aspectos relacionados às finanças do país, é de suma importância para desenvolver a inteligência financeira. Você tem estudado esses aspectos com frequência?

4. Organização de receitas e despesas

Por fim, ter uma visão clara de tudo o que é gastado e tudo que é recebido é muito importante. Será que você realmente sabe quanto dinheiro entra e sai na sua conta, todas as semanas e todos os meses?

Às vezes, há despesas escondidas que atrapalham o seu desenvolvimento financeiro. E muitas dessas despesas só são percebidas no longo prazo. Fique de olho nisso para atingir uma maturação financeira o quanto antes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.