Estudo: 5 dicas de como estudar por questões

Uma boa maneira de treinar o conhecimento teórico e colocar em prática os assuntos que cairão nas provas dos concursos e vestibulares é estudar através de questões das provas de anos anteriores. Para isso, no entanto, o estudante deve estar atento ao empregar esse método de estudo. 

O estudo por questões é diferente das formas tradicionais porque tem como principal objetivo fixar o assunto estudado e, ao mesmo tempo, permite que o estudante tenha um feedback do seu aprendizado. 

Pensando nisso, apresentamos abaixo algumas dicas para que seu estudo por questões seja eficaz. Veja a seguir. 

Como estudar por questões?

Selecione as questões 

O primeiro passo para colocar em prática esse método de estudo é selecionar as questões de acordo com a sua necessidade. A escolha das questões deve ser coerente com o tipo de prova para o qual você está se preparando.

As provas do Enem, por exemplo, costumam apresentar longos trechos de textos e questões objetivas. Nesse caso, o estudante deve procurar questões com estilo parecido e escolher algumas questões de edições anteriores do exame.

Dê preferência a questões comentadas

Nessa forma de estudo, p ideal é dar preferência às questões comentadas. Assim, após responder a questão, o estudante poderá ler o comentário com a resolução da questão. Isso permite entender o porque uma determinada alternativa é a correta e as demais estão incorretas. 

Monte um caderno de questões

Ao escolher as questões para o estudo e organizá-las em um arquivo, o estudante facilita a fixação do conteúdo. O ideal é agrupar as questões por assunto ou em grandes áreas. Assim, todas as questões sobre Linguagens, por exemplo, devem vir em sequência, como costumam aparecer em provas de concursos e em vestibulares.

Ao criar um caderno de questões, o estudante poderá revisar os assuntos através de simulado. 

 Estabeleça tempo para responder as questões

Durante o estudo por questões, estabelecer um tempo para responder cada item pode ajudar não só para a fixação do assunto, mas também auxilia o estudante na gestão de tempo para o dia da prova. 

Responda as questões discursivamente

Uma outra maneira de aproveitar o máximo o estudo por questões é responder às perguntas de forma discursiva. Mesmo que a questão seja objetiva com alternativas para a escolha da resposta, em alguns momentos, opte por escrever a resposta de forma discursiva. Assim, será possível trabalhar diversas áreas do seu cérebro e destacar detalhes sobre o assunto que as alternativas  não contemplam.

E aí? Gostou do texto? Deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: confira como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.