Estudar no exterior: 5 Países que aceitam a nota do ENEM

Estudar no exterior é o sonho de muitas pessoas. Pode até parecer complicado de realizar, porém é mais simples do que se imagina.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o método de ingresso no ensino superior mais comum no Brasil. Mas você sabia que pode estudar no exterior usando suas notas desta prova?

A partir de agora, você vai conhecer 5 países e suas instituições que aceitam a nota do ENEM como forma de ingresso e como todo o processo de admissão funciona.

Como estudar no exterior usando a nota do ENEM

Muitas universidades da Europa e da América do Norte começaram a aceitar brasileiros que passaram pelo ENEM e tiveram bons resultados. Passaporte e visto de estudante, válidos durante o curso desejado, são itens essenciais a todos que querem estudar no exterior. 

Atualmente, instituições em Portugal, França, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos recebem estudantes com as notas do exame brasileiro. Cada uma delas possui uma forma específica para selecionar os alunos a partir do resultado no ENEM.

Portugal

Portugal está em primeiro lugar porque é o país que possui o maior número de universidades que aceitam a nota do ENEM. De acordo com um levantamento de 2020 feito pelo Notícias Concursos, cerca de 50 instituições do país recebem estudantes pelo exame.

Da nossa lista, o país europeu é o único que não exige um exame de proficiência na língua. Justamente por isso, existem uma série de universidades para escolher. Dentre elas, as universidades:

  • de Coimbra;
  • do Porto;
  • de Lisboa;
  • de Aveiro;
  • da Madeira.

A grande parceria que o Ministério da Educação (MEC) possui com o Ministério de Portugal facilita o intercâmbio para o país europeu, além de ser mais fácil para entender as aulas, já que todos falam português. 

Reino Unido

O Reino Unido possui algumas das melhores universidades do mundo. A nota do ENEM é exigida como parte do processo de admissão, que também pode incluir um vestibular local.

Normalmente, o resultado da avaliação brasileira é somada a outros tópicos, como fluência em inglês, histórico escolar do ensino médio do candidato e/ou atividades extracurriculares.

É importante ressaltar que as faculdades não seguem um padrão de utilização da nota do ENEM. Por isso, cada uma tem seu próprio critério para selecionar seus estudantes, definindo pesos e avaliações variadas a fim de estabelecer uma nota final.

Algumas das principais instituições do Reino Unido que aceitam a nota do ENEM são as universidades de:

  • Oxford;
  • Bristol;
  • Kingston;
  • Glasgow.

França

Usar o ENEM para entrar em uma universidade francesa não se resume a apenas obter um bom resultado no exame. É preciso seguir um padrão rigoroso de avaliação para ser aprovado.

Além disso, os candidatos que desejam estudar na França também precisam da aprovação em uma instituição de ensino superior brasileira, pública ou privada, em um curso que tenha correlação com o pretendido no país europeu.

Depois de cumpridos esses passos, o estudante precisa apresentar um atestado de proficiência no idioma francês. Os critérios variam entre as faculdades, mas, geralmente, um comprovante de nível B2 (avançado, com ampla noção de escrita e fala) é suficiente. 

Algumas instituições da França que aceitam o ingresso de brasileiros pelo ENEM:

  • Institut National des Sciences Appliquées de Lyon;
  • École Normale Supérieure;
  • École Polytechnique;
  • Université Pierre et Marie Curie;
  • Université Paris-Sud.

Canadá

Sempre presente entre as 30 melhores universidades do mundo, a Universidade de Toronto aceita a entrada de estudantes utilizando a nota do ENEM.

Um bom desempenho tanto no exame quanto no ensino médio são muito importantes, porque os avaliadores levam todas as notas em consideração na hora de escolher quem ocupará uma vaga na universidade.

O certificado de proficiência no idioma inglês também é exigido para comprovar que você pode entender e se comunicar dentro da instituição canadense.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a Universidade de Nova York optou por aceitar a nota do ENEM para todos os seus cursos de graduação recentemente sem que o estudante precise fazer mais uma prova no país.

Da mesma forma que quase todos os casos acima, a comprovação da proficiência também é necessária e ela se dá por meio de uma de provas padrão, como TOEFL, IELTS, iBT, ITEP Academic Plus, PTE Academic, Cambridge C1 Advanced ou Cambridge C2 Fluency.

A universidade estadunidense utiliza um conceito de “Avaliação Flexível” para reconhecer diversas avaliações estrangeiras como forma de ingresso em seus processos seletivos.

O histórico escolar dos três anos de colegial, junto com o certificado de conclusão do ensino médio, o resultado do ENEM e a comprovação de proficiência são os itens necessários para se candidatar a uma vaga na Universidade de Nova York.

Curtiu o assunto? Deixe aqui seu comentário. Aproveite para conferir algumas dicas sobre o ENEM e outros vestibulares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.