Estudantes: Saiba como evitar o esgotamento mental

Estudantes de todos os níveis podem sofrer com 'estafa'. Conheça sugestões de como agir para não deixar que isso aconteça

Burnout consiste em um estado de esgotamento mental relacionado ao estresse e muitas vezes leva a sentimentos de isolamento, baixa realização e até depressão.

Essa síndrome é conhecida por afetar drasticamente a vida de trabalhadores. No entanto, de acordo com especialistas, a exaustão também afeta estudantes de todos os níveis da educação.

Ela surge como um estresse ao extremo, podendo muitas vezes extravasar para reações físicas, como por exemplo: dores, queda de cabelo, tremores, falta de ar, entre outras.

Se você tem passado por isso, não deve ignorar. Procurar um médico é essencial para identificar os sintomas e ajudar nesse momento de importante preparação.

Lembrando que o esgotamento pode acontecer em quaisquer estudantes. Das crianças até adultos que estudam para concursos. Geralmente acontece após um período de intensa pressão por bons resultados, aprendizado em pouco tempo, etc.

Conheça a seguir algumas dicas para você evitar essas situações e continuar seus estudos sem passar por tais dificuldades.

1. Comece com o porquê

A motivação intrínseca – a ideia de que o aprendizado é naturalmente satisfatório – está associada a níveis mais baixos de esgotamento acadêmico e a um maior desempenho.

A maneira mais eficaz de prevenir essas sensações negativas, a priori, é lembrar do porquê você estuda. Construa sua motivação interna identificando as habilidades que você precisa desenvolver enquanto estuda para vestibulares, concursos, na faculdade, assim como na escola.

2. Visualize seu progresso

Use recursos digitais para obter uma imagem completa dos projetos que você tem e seus prazos.

Há diversos apps que criam listas de tarefas, calendários e lembretes do que tem para estudar e de tudo o que você já estudou. Visualizar o histórico costuma proporcionar ânimo e, assim, diminuir os sentimentos ruins.

3. Estude um pouco todos os dias

Aprendizagem de alto impacto requer o investimento de tempo e esforço, assim como prática regular. E algo que costuma acontecer bastante no Brasil é que no ensino básico há pouca dedicação dos estudantes. E, quando se veem diante de grandes metas, como passar em um concurso, por exemplo, passam a estudar intensamente, algo que não tinham costume.

Para não pesar tanto e o estudo se tornar um fardo, procure escolher boas estratégias de aprendizagem. Além disso, distribua o seu tempo de estudo ao longo dos dias, em vez de estudar tudo de uma vez por muitas horas.

Dicas para usar flashcards no estudo para concursos

4. Faça pausas regularmente

Como o Burnout está relacionado ao estresse, vale a pena administrar isso com cuidado. Exercícios, alimentação adequada, interação social, assim como sono de qualidade fazem parte de uma rotina para enfrentar o estresse.

Além disso, os intervalos ajudam a restaurar seu foco em seus objetivos gerais, aumentar a criatividade e melhorar a formação da memória.

5. Pense em suas metas

Não fique desestimulado por esse momento. Saiba que ele vai passar. O que não pode é esquecer as suas metas e deixá-las de lado.

Lembre-se então de onde você quer chegar, como foi a sua jornada para chegar até aqui. Assim como quias os benefícios que irá arrecadar caso alcance seus objetivos.


E então, o que acha de seguir as sugestões para manter a saúde mental em dia durante os estudos?

Leia mais sobre o tema: Como vencer o estresse antes das provas em 10 passos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.