Estresse laboral: O que é? Como lidar? - Notícias Concursos

Estresse laboral: O que é? Como lidar?

Você já ouviu falar em estresse laboral? Entenda mais sobre esse assunto.

Você já ouviu falar no estresse laboral? Sabe do que se trata esse termo? Se ainda não, acompanhe este conteúdo para tirar potenciais dúvidas sobre o tema. Esperamos responder aos seus questionamentos e lhe ajudar de alguma maneira. Vamos lá? 🙂

O que é o estresse laboral?

O estresse laboral é um termo utilizado para designar as crises de estresse que são vividas no ambiente de trabalho. É aquela carga emocional/psíquica que sobrecarrega o sujeito no seu dia a dia laboral, prejudicando assim a sua saúde física e mental.

Esse estresse carrega esse nome justamente porque as causas, multifatoriais, do problema estão relacionadas diretamente à atividade laboral do sujeito. Embora as causas possam ser singulares e diferentes em cada indivíduo, podemos sinalizar algumas que tendem a ser mais recorrentes em diversos casos. Veja quais são:

  • Falta de flexibilidade no trabalho;
  • Excesso de funções e atividades;
  • Dificuldade para dizer não;
  • Chefe egocêntrico, abusivo ou violento;
  • Problemas e conflitos nas relações interpessoais no trabalho;
  • Insatisfação com o trabalho;
  • Entre outras diversas variáveis.

Lembre-se sempre de que cada caso é um caso, e por isso as causas do estresse laboral podem ser bem distintas de uma pessoa para outra.

Como lidar com o estresse laboral?

Para lidar com o estresse laboral é necessário lançar um olhar atento às questões emocionais e psíquicas do indivíduo. Apenas a partir dessa escuta é que se torna possível viabilizar medidas cabíveis para a situação. Abaixo discorremos mais sobre isso:

1- Comece a dar mais atenção às suas emoções

Se você sente que está tendo muitos picos de estresse no trabalho, talvez seja o momento de dar mais atenção às suas emoções.

Infelizmente, muitas vezes, ouvimos que devemos “engolir o choro” ou ignorar alguma questão emocional, simplesmente “porque a vida é assim mesmo”. Mas isso não é verdade.

As nossas emoções fazem parte de quem somos, e quando não damos voz a elas, consequentemente passaremos a senti-las no corpo: com dores de cabeça, cansaço excessivo, problemas digestivos, entre outros sinais e sintomas.

2- Pratique o autoconhecimento e cuide da sua saúde mental

Ao dar voz para as suas emoções você também pode praticar o seu autoconhecimento de um modo mais efetivo. Conheça seus gatilhos emocionais, pontos fortes e pontos fracos e dê mais chance para a sua saúde mental. Aqui, inclusive, o estresse laboral pode ser trabalhado em processos psicoterapêuticos.

3- Invista em hábitos saudáveis e ações de bem-estar

Os hábitos saudáveis e que promovem bem-estar também podem ser boas opções para lidar com o estresse laboral. Para isso, invista em:

  • Uma rotina mais organizada e equilibrada, sem excessos de trabalho;
  • Hábitos saudáveis fora do ambiente de trabalho, priorizando atividades físicas, hobbies, boas noites de sono e relações harmoniosas;
  • Investir em atividades que geram prazer e bem-estar, como exercícios físicos, leitura, entre outras possibilidades;
  • Focar no que você gosta e lhe faz bem.

4- Conheça os seus limites e não tente ultrapassá-los a todo custo

Por fim, lembre-se de que somos seres humanos, e não robôs. Isto é, somos limitados e temos que respeitar os nossos limites.

É claro que, por vezes, podemos nos desafiar e ir além de um limite, mas, querer ultrapassar o mesmo a todo custo pode sobrecarregar a mente, o corpo e desencadear o estresse laboral. Respeite-se!

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