O estresse excessivo no trabalho é responsável por atrapalhar a rotina de muita gente.
Inicialmente, pode parecer apenas uma irritação, mas, à medida que a causa estressora se fortalece, a sensação de perda de controle pode aparecer.
Aqui, a emoção fala mais alto que a razão e a tendência é que o sujeito tome decisões erradas ou deixe de fazer algo importante, por falta de concentração.
Mas, como lidar com tudo isso? A seguir você encontra algumas possíveis respostas.
Como lidar com o estresse excessivo no trabalho
Para lidar com o estresse excessivo no trabalho é preciso lançar um olhar mais atento sobre si mesmo. Desse modo será possível reconhecer os momentos que o estresse se torna mais intenso, para assim poder avaliá-lo de maneira mais racional.
A seguir você verá algumas maneiras de lidar com esses picos de estresse:
1- Saiba diagnosticar o gatilho por detrás dos picos de estresse
Saber enxergar o gatilho por detrás dos picos de estresse é o primeiro passo. Dessa forma, é possível agir de duas maneiras:
- Esgotando o gatilho causador de estresse, isto é, se for algo que pode ser evitado, comece a evitar; ou
- Buscando uma forma de tornar a situação menos estressora. Por exemplo, se a irritação é proveniente de um trabalho específico, tente enxergar pontos positivos naquela atividade, antes de sentir-se extremamente desgastado.
Reconhecer o ponto de partida do problema sempre é uma boa opção.
2- Procure resolver o problema quando você estiver mais calmo
Tentar resolver um problema quando o estresse está em seu nível mais elevado apenas irá piorar a situação. Por isso, o melhor a se fazer é tirar alguns instantes para respirar fundo e se tranquilizar. Apenas quando você sentir que está mais equilibrado e tranquilo, volte para resolver a questão.
3- Pratique hábitos saudáveis no trabalho
Comece a praticar hábitos saudáveis no seu trabalho. Para isso, caminhe mais dentro do seu escritório, beba água, dê pausas inteligentes durante as suas atividades, e assim por diante.
Manter hábitos saudáveis, tanto na empresa, quanto na vida pessoal, é de suma importância para promover bem-estar e tranquilidade. Foque nisso!
4- Converse com alguém sobre a situação e busque auxílio profissional
Se ainda assim você sentir estresse excessivo no trabalho, procure conversar com alguém sobre a situação. Essa pessoa pode ser um colega de trabalho, o gestor ou outra pessoa que você confie.
O importante é “pôr para fora” as questões que podem estar causando o estresse em você. Quanto mais falamos sobre essas questões, mais tranquilos tendemos a nos sentir. Isso porque conseguimos ouvir o problema, enxergando-o por outras perspectivas e porque, ao falarmos, é como se a nossa mente “descarregasse” a tensão, gerando um equilíbrio mental e emocional.
Do mesmo modo, deixamos aqui a sugestão de que essa conversa pode acontecer com um profissional de psicologia, para assim você praticar o autoconhecimento e resgatar as suas habilidades emocionais. Cuide da sua saúde e busque o auxílio certo.