Estratégias para manter o foco nos estudos

Estudar é uma tarefa que exige muita concentração para que os resultados sejam positivos. No entanto, manter o foco nos estudos é extremamente difícil para algumas pessoas, que acabam se distraindo diversas vezes com outras atividades no horário que devia ser exclusivo para estudar.

O problema é que tentar aprender um assunto, ler um texto complexo ou responder a um questionário, por exemplo, sem estar totalmente concentrado não funciona muito bem. Além de demorar mais tempo naquela atividade, a memorização será afetada negativamente. 

Por isso, apresentamos abaixo três dicas que podem ajudar você a manter o foco nos estudos e aumentar a sua produtividade. 

Dicas para manter o foco nos estudos

Em primeiro lugar, mantenha o ambiente de estudos livre de distrações. O local de estudo pode impactar muito na sua produtividade, portanto evite lugares com ruídos externos, televisão ou trânsito de pessoas, e silencie o seu celular. Além disso, busque organizar bem a sua mesa de estudos e deixá-la limpa visualmente. Para isso, deixe sobre a mesa apenas o material necessário para o seu momento de estudo. 

Criar uma rotina consistente de estudos também é muito relevante para ajudar o seu cérebro a focar no momento de estudar. Desse modo, estabeleça horários fixos para o estudo, priorizando o período do dia no qual você se sente mais disposto para fazer leituras e outras atividades acadêmicas. Além disso, você pode também organizar o seu tempo de estudo com o método pomodoro, que ajuda muito o estudante a manter o foco. 

Por fim, é muito importante que você cuide da sua saúde. Dormir durante oito horas por dia é o recomendado para que o seu corpo e sua mente descansem adequadamente. Há estudos que comprovam que o sono é fundamental para a memória, portanto não despreze essa necessidade do seu corpo. Uma boa alimentação também favorece a concentração nos estudos. Por isso, não esqueça de priorizar alimentos naturais e de evitar os ultraprocessados. Antes de estudar, faça refeições leves pois a digestão demanda gasto de energia.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.