ESTE tipo de declaração do Imposto de Renda DIMINUI risco de malha fina; confira - Notícias Concursos

ESTE tipo de declaração do Imposto de Renda DIMINUI risco de malha fina; confira

Declarações pré-preenchidas diminuem as chances de errar na hora de enviar as informações para o fisco

Para quem não sabe, as declarações pré-preenchidas do Imposto de Renda são as opções que facilitam a vida de muitos contribuintes. Através dela, é possível que a Receita Federal insira, de maneira 100% automática, certas informações financeiras, bem como os dados fiscais que já se encontram inseridos no banco de dados do fisco.

Contudo, uma dúvida que permeia a mente de diversos contribuintes é a da isenção total dos riscos para quem declara com base no pré-preenchimento do Imposto de Renda. Será que isso é verdade? Ou será que apenas diminui a possibilidade de erros? Na matéria abaixo deste domingo (05) do Notícias Concursos, você conseguirá entender melhor sobre o assunto.

Assim, leia mais: ATENÇÃO brasileiros que declaram Imposto de Renda: Restituição por PIX e declaração pré-preenchida serão priorizadas

As declarações pré-preenchidas do Imposto de Renda impedem de cair na malha fina?

O modelo em questão nada mais é do que uma ferramenta de facilidade para todos os contribuintes. Contudo, isso não significa que os cidadãos fiquem livres de certas obrigações, muito menos de cair na temida malha fina. O que consta nos campos já preenchidos são as informações que o fisco recebe das empresas, das corretoras de valores, bem como dos bancos. Assim, uma parte do que é preciso já fica preenchido.

A intenção de tudo isso é fazer com que os cidadãos se esquivem de certas informações que venham a comprometer as declarações do Imposto de Renda. Além do mais, com isso, se permite mais praticidade ao enviar os dados.

Apesar de tudo, as declarações pré-preenchidas não livram o contribuinte das obrigações de verificar todos os dados que foram inseridos. Dessa forma, se algum item estiver errado, cabe ao cidadão corrigir antes de encaminhar a declaração ao fisco.

Ademais, outro ponto importante é que os contribuintes podem optar ou não pelo uso da declaração pré-preenchida. Isso porque alguns preferem colocar todas as informações, uma por uma por conta própria, sem precisar da ajuda do recurso.

Por conta disso, o modelo infelizmente não dá a garantia que os contribuintes não caiam na malha fina. Então, é preciso entender que isso não tem relação com tal contexto, mas sim, com a grande praticidade para enviar os dados.

Menores chances de erros

ESTE tipo de declaração do Imposto de Renda DIMINUI risco de malha fina; confiraASO
ESTE tipo de declaração do Imposto de Renda DIMINUI risco de malha fina; confira – Designi

O risco de ser um dos que caem na malha fina é grande, mas com a declaração pré-preenchida, o perigo fica menor justamente pelo fato de o formato diminuir, por exemplo, erros de digitação. Contudo, se alguma coisa estiver errada, desatualizada, as chances serão as mesmas. A Receita Federal orienta que o cidadão observe atentamente esses detalhes.

Em 2023, a Receita modificou alguns pontos no modelo, que terá mais dados inseridos automaticamente. Um bom exemplo são os imóveis adquiridos, bem como registrados no ofício de notas. O contribuinte deve ter o máximo de atenção com o prazo do envio da declaração do Imposto de Renda, que finalizará no dia 31 de maio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?