ESTAS famílias precisam atualizar Cadúnico para não perderam o Bolsa Família em 2024

ESTAS famílias precisam atualizar Cadúnico para não perderem o Bolsa Família em 2024

Governo anunciou detalhes sobre o processo de atualização do Cadúnico. Cidadão precisa realizar processo para não perder Bolsa Família

Milhares de brasileiros que recebem o Bolsa Família precisam atualizar o sistema do Cadúnico com uma certa urgência. Caso contrário, eles correm o risco de perder benefícios sociais do Governo Federal. A informação foi confirmada pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, em São Paulo.

Por meio de nota, a gestão municipal informou que pelo menos 5 mil famílias inscritas no Cadastro Único na cidade precisam atualizar o Cadúnico até o final desse ano.

O que é o Cadúnico

O Cadastro Único é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. São cidadãos que, em tese, precisam da ajuda do Governo Federal.

É através dos dados do Cadúnico que o governo federal consegue entender quem são as pessoas que precisam de benefícios sociais como o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional, a Tarifa Social de Energia Elétrica, e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo.

Mas mesmo as pessoas que já fazem parte do Cadúnico precisam atualizar as informações do cadastro para não perderem os seus benefícios sociais.

ESTAS famílias precisam atualizar Cadúnico para não perderam o Bolsa Família em 2024
Cadúnico é a maior porta de entrada para programas sociais. Imagem: Reprodução

Situação em Piracicaba

Em Piracicaba, pouco mais de 38 mil famílias estão escritas no Cadúnico. Entre elas, cerca de 12 mil pessoas precisam atualizar as suas informações no cadastro. Destas, cerca de 5 mil estão prestes a perder o benefício.

Para saber se o seu Cadúnico está atualizado ou não, o responsável pelo cadastro não precisa sair de casa. Essa verificação pode ser feita de maneira remota através da plataforma gov.br inserida no app do Cadastro.

Dentro do sistema, o cidadão vai poder conferir se o seu cadastro está atualizado ou se precisa realizar algum tipo de atualização.

Como atualizar o Cadúnico

O processo de atualização do Cadúnico costuma variar a depender da cidade. No caso específico de Piracicaba, os atendimentos são feitos por agendamento.

No município os atendimentos são feitos pela sede da Secretaria Municipal de assistência e Desenvolvimento Social, e também em ações descentralizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). 

Para realizar o agendamento é preciso entrar em contato por meio do telefone 19 3417 –  8801.

Endereços:

  • Smads: Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900 – Centro;
  • Cras São José: Rua dos Patriotas, 1.333;
  • Cras Jardim São Paulo: Rua Prof. Felinto de Brito, 366 – Jardim São Paulo;
  • Cras Mário Dedini: Av. Luís Ralf Benatti, 1400 – Mário Dedini;
  • Cras Novo Horizonte: Avenida Frei Francisco Antonio Perin nº 925 – Novo Horizonte;
  • Cras Piracicamirim: Rua Leontino Boscariol, 50 – Piracicamirim;
  • Cras Vila Sônia: Rua Padre Otto Andreas Josef Wolf, 720 – Vila Sônia.

Quando o Cadúnico precisa ser atualizado

Em Regra geral, o cadastro único precisa ser atualizado em duas ocasiões:

  •  quando o cidadão está há mais de 2 anos sem atualizar o seu Cadúnico;
  •  quando a família do cidadão passa por alguma mudança estrutural, como uma morte, nascimento, uma mudança de endereço, uma mudança na renda per capita, e até mesmo alteração na escola dos filhos, por exemplo.

Novo crédito

Não é mais preciso esperar. O governo federal começou a operar recentemente uma nova linha de microcrédito para famílias de baixa renda que estão inscritas no Cadúnico. O saldo poderá ser solicitado por milhões de brasileiros de todas as regiões do Brasil.

Esta medida foi oficialmente anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no último mês de abril. Entretanto, ela só está sendo liberada agora, porque o governo federal precisou de alguns meses para aplicar alguns ajustes operacionais.

Neste primeiro momento, o governo federal liberou uma parcela de R$ 500 milhões para o Fundo Garantidor de Operações (FGO). Trata-se de um instrumento que deve servir de garantia às operações em caso de inadimplência.

Como as empresas terão a garantia de pagamento, seja por meio do cidadão, ou por meio do governo, é natural que se espere que a linha de crédito tenha uma taxa de juros notadamente menor, sobretudo quando se compara com a atual média do mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?