Estado Novo: resolução comentada de questão do ENEM
Análise de questão do ENEM
Estado Novo: como cai no ENEM?
O termo “Estado Novo” é utilizado em referência à uma fase autoritária da Era Vargas, período em que Getúlio Vargas esteve no poder.
O tópico é cobrado com frequência por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, com um destaque para o ENEM.
Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão sobre Estado Novo que apareceu na prova do ENEM. Confira!
Estado Novo: questão do ENEM
(ENEM – 2017) Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante às Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo.
FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado, 2002 (adaptado).
No contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada
a) pelo reconhecimento de diferentes ideologias políticas.
b) por um diálogo democraticamente constituído.
c) pelas benesses sociais do getulismo.
d) pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado
e) por uma legislação construída consensualmente
Análise:
A resposta correta para a questão da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sobre o Estado Novo é a letra D.
Para responder a questão, o candidato deveriam saber que os sindicatos possuíram um papel muito importante dentro do governo de Getúlio Vargas, principalmente para a reivindicação de direitos para as classes trabalhistas. Podemos dizer que, durante o governo de Vargas, houve uma certa valorização do trabalhador, que pode ser observada por meio da criação da CLT, por exemplo.
As duas primeiras alternativas estão incorretas porque o Estado Novo foi caracterizado pela falta de diálogo e tolerância. Devemos nos lembrar de que o governo de Getúlio Vargas era, nesse período, autoritária.
Os itens C e E, por sua vez, estão incorretos porque não podem ser relacionados ao texto oferecido pela questão. Lembre-se de que os textos são muito importantes e relevantes dentro da prova do ENEM.