ESTA É A HORA! Tire a CNH de GRAÇA DESTA forma

A intenção é que mais motoristas se qualifiquem

Um dos desafios do transporte no Brasil é a escassez de condutores capacitados. Estes devem possuir CNH compatível, conhecimento adequado para atender às demandas técnicas e operacionais desse setor. Segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte), quase metade das empresas envolvidas no transporte de carga e de passageiros por estradas enfrentam dificuldades para contratar condutores com as habilidades necessárias. Isso ocorre porque o ramo de atuação exige um nível elevado de treinamento e experiência.

Por exemplo, para operar veículos de transporte de produtos perigosos, é necessário atender a requisitos como ter mais de 21 anos de idade. Além disso, deve-se ter a CNH nas categorias D ou E, além de completar cursos específicos. A boa notícia é que em 2023 foi lançado o projeto “Mais Motoristas” pelo SEST SENAT, que tem o potencial de reverter essa situação.

Para ser motorista profissional é preciso aproveitar o projeto do SEST SENAT

Resumidamente, o SEST SENAT está oferecendo a oportunidade de realizar a alteração de categoria da CNH de forma gratuita. Isso acontecerá juntamente com um curso de formação voltado para aqueles que desejam se tornar motoristas profissionais.

Primeiramente, é fundamental ressaltar o êxito da iniciativa promovida pelo SEST SENAT. Na sua primeira edição, o programa Mais Motoristas contabilizou aproximadamente 55 mil inscritos. Foram mais de 8,5 mil provenientes de São Paulo (SP) e 7,3 mil do Mato Grosso do Sul (MS).

Inicialmente, a instituição disponibilizou 2.793 vagas distribuídas em 86 unidades por todo o país. A relação dos candidatos selecionados para a primeira fase do projeto foi divulgada no final de agosto. Nos próximos meses, estão previstas mais etapas do programa.

De acordo com Nicole Goulart, diretora-executiva nacional do SEST SENAT, o programa visa fornecer ao mercado de trabalho um grande contingente de profissionais preparados para ingressar no setor de transporte. Ela destacou o seguinte: “Nesta iniciativa, combinamos os requisitos legais e de formação para simplificar a vida tanto dos trabalhadores quanto das empresas. O SEST SENAT cobrirá os custos relacionados à alteração de categoria da CNH para todos os candidatos selecionados, o que pode variar de R$ 3 mil a R$ 4 mil, dependendo da região do país. Além disso, oferecemos treinamento aos profissionais, abordando tanto a teoria quanto a prática em veículos equipados com tecnologia avançada”.

ESTA É A HORA! Tire a CNH de GRAÇA DESTA forma
A intenção é que mais motoristas se qualifiquem – Imagem: Depositphotos

Como funciona esse programa que oferece CNH gratuita?

É importante destacar que a mudança de categoria da CNH pode ser realizada a partir das categorias AB, B, AC ou C para D ou E, ou de D para E. Após concluir o processo de alteração da carteira de motorista, os participantes do programa têm a opção de escolher um dos cursos oferecidos pela Escola de Motoristas. As opções de cursos incluem:

  • Transporte de Produtos Perigosos;
  • Cargas Indivisíveis;
  • Transporte Coletivo de Passageiros;
  • Transporte de Escolares.

Os selecionados na primeira chamada do programa receberam um e-mail contendo todas as instruções necessárias e orientações sobre como entregar os documentos exigidos. Eles devem comparecer às unidades que selecionaram durante o processo de inscrição.

É importante observar que não há necessidade de se apressar, pois o prazo para essa etapa é de três dias úteis a partir de 1º de setembro. Após isso, os participantes podem aguardar a conclusão do processo de mudança de categoria, de acordo com o calendário estabelecido por cada escola.

Brasileiros se recusam a acreditar em nova regra da CNH

Como é amplamente conhecido por muitos brasileiros, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação é um procedimento necessário após certo período de tempo. No entanto, uma nova legislação tem gerado preocupação entre os motoristas no Brasil.

O Projeto de Lei nº 98/2015 surgiu com uma proposta de mudança significativa, que foi aprovada pelo Senado Federal em agosto deste ano. Essa proposta estabelece a obrigatoriedade de exames psicológicos para a renovação da carteira de motorista.

É importante ressaltar que, para que essa proposta se torne lei, ainda é necessário que o texto seja submetido a uma análise detalhada e posterior votação na Câmara dos Deputados, antes de passar pelo estágio da sanção presidencial. As alterações propostas pelo projeto de lei têm o objetivo de aprimorar a segurança nas estradas e promover a conscientização dos motoristas sobre a sua responsabilidade no trânsito.

Assim, com essas mudanças, todos os motoristas, independentemente da categoria de CNH que possuam, serão obrigados a realizar um teste psicológico para renovar o documento. Antes da nova lei, o teste psicológico era aplicado apenas para pessoas que estavam obtendo a carteira pela primeira vez. Devido a essa mudança, muitos motoristas estão demonstrando sua insatisfação, pois agora precisarão passar por esse processo de avaliação, independentemente do tempo que já dirigem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.