eSocial: os órgãos públicos devem enviar os eventos de folha de pagamento - Notícias Concursos

eSocial: os órgãos públicos devem enviar os eventos de folha de pagamento

Os órgãos públicos devem enviar os eventos de folha de pagamento por meio do eSocial. Saiba mais informações!

Com o início da obrigatoriedade de envio dos eventos periódicos para os órgãos públicos e organizações internacionais (Grupo 4 de obrigados ao eSocial), em 22/08/2022, esses entes passam a prestar informações de folha de pagamento ao eSocial, referentes ao mês de agosto e seguintes, de acordo com recente divulgação oficial do eSocial.

eSocial: os órgãos públicos devem enviar os eventos de folha de pagamento

De acordo com a divulgação oficial do sistema, o fechamento da folha do mês de agosto deverá ocorrer até o dia 15/09/2022, prazo definido no Manual de Orientação do eSocial (MOS). Assim sendo, devem ser informados os eventos de remuneração para empregados públicos e servidores, bem como os benefícios do Regime Próprio de Previdência Social.

Substituições previstas

Conforme destaca a recente divulgação oficial, a obrigatoriedade do envio dos eventos periódicos pelos órgãos públicos e organizações internacionais marca o início da substituição das obrigações trabalhistas pelas informações do eSocial, conforme disposto na Portaria MTP nº 671 de 08/11/2021: CAGED (para admissões e demissões ocorridas a partir de 22/08/2022), anotação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e o Livro de Registro de Empregados (caso o ente for optante pelo registro eletrônico, no S-1000).

Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos

O canal oficial do eSocial destaca que a partir do período de apuração outubro/22, a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) para fins previdenciários será substituída pela DCTFWeb para os entes do Grupo 4, conforme Instrução Normativa RFB nº 2094, de 15/07/2022.

Sobre a Instrução Normativa  RFB Nº 2.094

A Instrução Normativa  RFB Nº 2.094, de 15 de julho de 2022, altera a Instrução Normativa RFB nº 2.005, de 29 de janeiro de 2021, que dispõe sobre a apresentação da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) e a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

DCTF

Conforme destaca a Instrução Normativa  RFB Nº 2.094, dentre outros apontamentos, não devem ser informados na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) os valores relativos ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) incidente sobre valores pagos, a qualquer título, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, ou por suas autarquias e fundações, inclusive os valores pagos a pessoas físicas ou jurídicas contratadas para o fornecimento de bens ou prestação de serviços. Confira a Instrução Normativa  RFB Nº 2.094 de forma integral do Diário Oficial da União.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?