eSocial anuncia parada temporária na integração dos eventos no CNIS - Notícias Concursos

eSocial anuncia parada temporária na integração dos eventos no CNIS

O eSocial anunciou uma parada temporária na integração dos eventos do sistema no CNIS. Saiba mais detalhes importantes!

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas), é uma obrigatoriedade de todas empresas, sendo um sistema centralizador de informações que substitui diversas obrigações fiscais e previdenciárias. 

eSocial anuncia parada temporária na integração dos eventos no CNIS

Na data desta publicação, o eSocial, através de divulgação oficial, anunciou uma parada temporária na integração dos eventos do sistema no CNIS. Conforme informações oficiais do sistema eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas), a parada ocorrerá no período de 00:01 horas do dia 21/03/2022 até 08:00 horas do dia 25/03/2022 e visa a realizar o processamento de eventos de algumas empresas que ainda não foram integrados na base do CNIS.

Instituto Nacional do Seguro Social – INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, por meio da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social – Dataprev, recepciona e processa os eventos do ambiente nacional do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas), a fim de alimentar o CNIS.

Inconsistências podem impedir que alguns eventos sejam integrados no CNIS

Assim sendo, neste processo, podem ocorrer inconsistências que impeçam que alguns eventos sejam integrados no CNIS, explica a plataforma oficial do eSocial, através do canal oficial do Governo Federal (Gov.br).

Integração INSS e Dataprev

Para tratar esses eventos retidos de alguns empregadores, o INSS e a Dataprev identificaram a necessidade de parar a integração online para processar esses eventos retidos. Tal parada visa evitar o risco de processamento desordenado de eventos, explica o eSocial em comunicado oficial.

Novas paradas na integração com o CNIS poderão ser necessárias

Caso não seja possível concluir a liberação de todos os eventos retidos, novas paradas na integração com o CNIS poderão ser necessárias, mas serão tempestivamente comunicadas. Haja vista que a necessidade de planejamento por parte do responsável pelos envios ao sistema eSocial (departamento pessoal, contabilidade, administrador etc).

Os eventos que foram transmitidos durante o período da parada serão incorporados à base do CNIS automaticamente

De acordo com as informações oficiais, após concluída a manutenção, os eventos que foram transmitidos durante o período da parada serão incorporados à base do CNIS automaticamente, não sendo necessária qualquer intervenção pelos usuários.

Todos os sistemas integrados com o CNIS, ou que usam as informações constantes da base CNIS, ficarão temporariamente sem atualização e não refletirão novos eventos informados no eSocial, até a conclusão desse procedimento.

Envios sem reflexo das informações CNIS

Sendo assim, é cabível ressaltar que os envios ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) podem ocorrer normalmente, sem reflexo das informações CNIS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?