Pensar nos erros que atrapalham a sua rotina e analisar quais deles realmente estão presentes no dia a dia é algo muito importante e que pode mudar a sua forma de atuar frente ao mercado de trabalho.
Afinal, às vezes podemos sentir que as coisas não saem do lugar, ou que a rotina está sobrecarregada, quando, na verdade, o problema são os erros cometidos na hora de se organizar.
Para te ajudar nessas situações, fizemos um guia que poderá ser útil na sua autoanálise. Confira lendo este texto até o fim.
7 erros que atrapalham a sua rotina
Existem muitas possibilidade de erros que atrapalham a sua rotina… Claro que nem todas elas fazem parte do seu cotidiano. Porém, verificar se estamos cometendo algum desses erros é muito importante para manter um dia a dia mais produtivo.
Vamos juntos?
1. Agir na aleatoriedade
Você tem uma lista de tarefas que segue uma sequência interessante, ou simplesmente vai “apagando incêndio” desde a hora que inicia o expediente, até o momento de finalizá-lo?
No segundo caso, você pode estar cometendo um dos erros que atrapalham a sua rotina! Afinal, a aleatoriedade pode fazer com que você se esqueça de algo importante, bem como faça as coisas de forma mal acabada. Pense nisso.
2. Nunca ter uma prioridade
Você tem prioridades no seu dia a dia? Ou não sabe o que é mais ou menos importante na sua lista de tarefas?
Ter prioridades é fundamental para manter o foco no que realmente importa e para ter mais produtividade. Lembre-se desse ponto.
3. Aceitar tudo, mesmo quando solicitado em cima da hora
Se você trabalha aceitando todas as demandas e pedidos alheios, inclusive quando algo é solicitado em cima da hora, saiba que este é um dos erros que atrapalham a sua rotina.
Se você sempre aceitar a demanda alheia, quer dizer que deverá deixar algo seu de lado, concorda? Consequentemente, estará abrindo espaço para criar uma “bola de neve” de atrasos e sobrecargas.
4. Não fazer pausas para descansar
Nós somos seres humanos, não máquinas. Precisamos de descansos e pausas para conseguirmos manter nossa produtividade e nosso foco.
Portanto, se você tem o costume de pular as pausas para tentar fazer “mais uma coisinha”, cuidado, ok?
5. Ter muitas distrações
Você saberia dizer quais são as coisas que mais roubam a sua atenção durante o dia? Avalie isso com cuidado.
Às vezes, temos alguns gatilhos que roubam o nosso foco, e nem percebemos isso. Consequentemente, podemos estar mantendo o nosso espaço de trabalho muito propenso a esse tipo de distração. Fique de olho para mudar isso.
6. Não dividir as tarefas em etapas
Querer finalizar uma tarefa imensa sem dividi-la em etapas é um erro. Você poderá estar sobrecarregando a mente, ao mesmo tempo em que se auto desmotiva por conta do excesso de demanda. Pense nisso e comece a dividir os grandes projetos em pequenas etapas.
7. Não cuidar da procrastinação
Cuidado com a procrastinação! Às vezes, ela pode ser um dos erros que atrapalham a sua rotina, porém, por ser silenciosa, talvez você nem se deu conta da existência dela. Reflita quanto a isso e construa uma rotina mais adequada para você.