Erros de gestão financeira: conheça quais são e veja como evitá-los

Aprenda quais são eles e veja como contornar essa situação

Ao realizar a gestão financeira de uma empresa, é preciso evitar alguns erros básicos que podem comprometer toda a empresa, principalmente no que se refere a sua sobrevivência no mercado. Por isso que hoje, nós vamos identificar, erros de gestão financeira bem como o que fazer para evitar.

Conheça esses erros de gestão financeira -- Reprodução Canva
Conheça esses erros de gestão financeira — Reprodução Canva

Administrando de forma efetiva, a questão financeira é possível que a sua empresa cresça, adquira novas tecnologias, contrate novos colaboradores, entre outras questões que farão com que o seu negócio se destaque no setor. 

Conheça esses erros de gestão financeira e veja como evitá-los

Existem certas atitudes que podem contribuir para que a gestão financeira de sua empresa seja eficiente, e que o seu fluxo de caixa aponte resultados positivos. Entre elas tem-se:

Utilizar os lucros de forma inconsequente

O primeiro passo a se fazer com os lucros obtidos pela empresa, é construir uma reserva para ser utilizada em situações de emergência. Além disso é de extrema importância, que o gestor separe um porcentual, para servir na hora de fazer investimentos de expansão da empresa.

Isso porque, se o gestor optar por somente distribuir os lucros, é possível que aconteçam situações que comprometam a viabilidade do negócio a longo prazo.

Não separar as finanças pessoais das empresariais

Este erro normalmente ocorre nas empresas de pequeno porte, onde as contas da empresa se misturam com as reservas pessoais. 

Essa é uma atitude muito comprometedora, tanto para o patrimônio pessoal, quanto para o patrimônio da empresa. Uma vez que é necessário que o empreendedor saiba qual é o lucro que a empresa está oferecendo, e se ela se sustenta de forma própria.

Outro grande problema, é que os lucros podem ser utilizados em benefício próprio, assim, muitas vezes, são insuficientes, no quesito de pagamento das obrigações da empresa.

Não dimensionar os estoques existentes

Sempre que for necessária a compra de mercadorias ou produtos para reposição de estoque, antes é preciso avaliar a necessidade deles. Neste caso, ter um bom controle de estoque faz com que você não fique com dinheiro parado, e que os produtos sejam vendidos. 

Todas as compras realizadas devem ser pensadas de acordo com a demanda existente na empresa. Isso evitará que você tenha produtos que não tem muita saída de vendas em seu estoque, e que outros produtos que têm maior demanda de vendas faltem onde devem estar armazenados.

Não estabelecer objetivos específicos para a empresa nem indicadores de desempenho

Não tendo objetivos específicos, você não direciona a sua empresa para o futuro e, assim, continuará permanentemente no espaço em que se encontra.

Afinal, se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho pode levar a qualquer lugar. E nem sempre este lugar é o esperado para a empresa.

Não precificar os serviços e produtos de forma adequada

Sempre que você for precificar os serviços e produtos, saiba que quem faz o preço é o mercado. Assim, nem sempre é possível estabelecer a margem de lucro que se quer, pois a concorrência pode oferecer o mesmo produto a preços menores. 

Em outras situações, é possível observar que o preço dos produtos e/ou serviços, estão sendo abaixo do esperado, e assim, pode não ser possível cobrir os custos operacionais.

Deixar o fluxo de caixa sem acompanhamento

O fluxo de caixa indica todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa. Assim, não acompanhar e não possuir um controle adequado, é bem provável, que na hora de cumprir com as obrigações do negócio, os recursos serão insuficientes.

Delegar funções para várias pessoas realizarem o controle financeiro

Aqui vale o ditado: “em panela que muitos mexem, a comida pode ficar muito salgada ou sem sal”. Significa, que se muitas pessoas estiverem realizando o controle financeiro, os resultados terão diferença de valores, e serão muito difíceis de ser controlados.

Para tanto, utilize uma só pessoa para fazer o controle financeiro da empresa. Ela poderá dar todas as informações de todos os setores, e juntá-las de maneira a oferecer um panorama financeiro geral da empresa.

Ter a atitude de acumulação de dívidas

Acumular dívidas significa uma má gestão financeira do negócio, uma vez que, é necessário controlar o fluxo de caixa de modo a evitar que isto aconteça. Por fim, procure estabelecer um bom controle de caixa e assim evitar de pegar créditos financeiros para cobrir no capital de giro. 

Pois ao fazer empréstimos financeiros, você estará trocando uma dívida grande por outra menor, mas, para ser paga a longo prazo.

Esperamos que as informações de hoje possam ser bastantes úteis para o bom desempenho da sua empresa. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.