Era Napoleônica: análise de questão de vestibular

Confira!

Era Napoleônica: resolução comentada de questão de vestibular

A Era Napoleônica foi um período extremamente importante da história do continente europeu que afetou todo o mundo, inclusive o Brasil.

As características do período e suas consequências são extremamente cobradas em questões de história das mais variadas provas do país, mas principalmente das provas de vestibulares e também o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, é fundamental dominar o assunto para garantir um bom desempenho na prova de humanas. Para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão de vestibular sobre a Era Napoleônica. Vamos conferir!

Era Napoleônica: questão da UEG

(UEG – 2012) Em 1804, Napoleão Bonaparte recebeu o título de Imperador, mediante um plebiscito. Durante sua cerimônia de coroação, ele retirou do Papa a coroa e colocou-a em sua cabeça com as próprias mãos. Esse gesto ousado representou:

A) o rompimento entre a Igreja Católica Romana e o novo Estado Revolucionário Francês.

B) que Napoleão estava assumindo todas as responsabilidades do Poder Moderador na França.

C) que Napoleão, símbolo máximo da força da burguesia, considerava-se mais importante que a tradição da Igreja.

D) a criação de uma religião de Estado, tendo como figura central o Imperador, a exemplo do Anglicanismo inglês.

Análise:

A resposta correta para a questão do vestibular da UEG, Universidade Estadual de Goiás, é a alternativa C.

O candidato deveria ter em mente de que a Era Napoleônica foi responsável pela representação da continuidade dos ideias da Revolução Francesa e também da defesa dos interesses burgueses.

Dessa maneira, podemos dizer que apesar de ter sido um governo autoritário, a Era Napoleônica representou a preservação dos ideais e da instituições sob a ótica burguesa, eliminando as concepções que valorizassem as tradições da nobreza ou da Igreja, as quais estiverem presentes na sociedade francesa antes da Revolução de 1789.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.