Epicurismo: a doutrina filosófica de Epicuro

Você sabe quais as principais características da filosofia de Epicuro?

Epicurismo: aquilo que você precisa saber

O termo “epicurismo” refere-se à uma doutrina filosófica criada durante o Helenismo, período que se inicia no século IV a.C..

O assunto é amplamente abordado por questões de filosofia, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM.

Epicurismo: definição

O epicurismo é uma corrente filosófica da Antiguidade que foi criada com base nos ideais e nas reflexões do filósofo Epicuro. 

Dentre os tantos aspectos da doutrina, podemos afirmar que uma  das principais características da filosofia epicurista é a busca equilibrada pela felicidade.

Epicurismo: divisão dos prazeres

Você também pode gostar:

A filosofia epicurista divide o prazer em duas categorias distintas: os prazeres duradouros e os prazeres imediatos. Os imediatos são considerados negativos e devem ser evitados por todos aqueles que buscam viver a vida de forma equilibrada. Os prazeres duradouros, por sua vez, são positivos e devem ser almejados pelo homem.

Epicuro afirmava que aqueles que conseguem agir com base na razão e na inteligência são capazes de controlar os prazeres imediatos. Essas pessoas conseguem viver a vida de maneira equilibrada e, por isso, conseguem também ter acesso aos prazeres duradouros.

Epicurismo: propósitos

A filosofia de Epicuro propõe um modo de vida que possui alguns propósitos: atingir a felicidade é o maior deles. Para atingir esse estágio, o homem deve buscar viver na ausência da dor, o que pode ser feito por ao não deixar que nada perturbe a tranquilidade da alma.

Em suas observações, Epicuro afirmou que o comportamento humano deveria se aproximar ao dos animais, uma vez que esses procuram sempre se afastar da dor e, consequentemente, se aproximar dos prazeres.

Epicurismo: como atingir a felicidade?

Segundo Epicuro , a felicidade pode ser atingida por meio do controle dos desejos e dos medos. Assim, todo homem deve viver em um estado de total ausência de fatores perturbadores. 

O processo defendido por Epicuro é denominado de ataraxia, que significa “quietude da alma” e “eliminação total de todos os medos”  

Epicurismo: a morte

Segundo o filósofo Epicuro, o medo da morte é um dos fatores que atrapalham o caminho em direção à felicidade. Assim, para superar essa barreira, os indivíduos devem ser indiferentes à ela, não temendo-a em nenhum momento.

Epicurismo: religião

O epicurismo aceita a existência dos deuses gregos e acredita neles. Porém, Epicuro não acreditava que  as divindades poderiam exercer influência sobre os seres humanos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.