A entrevista de emprego é uma oportunidade para o direcionamento do candidato. Por isso, é necessário que o candidato tenha atenção plena ao seu comportamento e aos fatos que serão direcionados por meio de sua narrativa.
Entrevista de emprego: tenha atenção plena ao seu comportamento e aos fatos de sua narrativa
É comum que o nervosismo faça parte do comportamento do candidato durante a entrevista de emprego. Entretanto, quando ele se deixa dominar pela ansiedade, pode adotar uma postura que resulte em uma autossabotagem profissional.
A entrevista de emprego é uma oportunidade de apresentação
A entrevista de emprego é uma oportunidade de apresentação. Sendo assim, enquanto candidato, leve para a entrevista de emprego situações que permitam uma avaliação justa de seus pontos fortes e fracos.
Reforce seus pontos fortes de forma concreta
Fale sobre situações que amparem seus valores como proatividade; gestão de equipe; inovação; gestão de projetos; criatividade; capacidade de direcionar dados; produtividade, dentre outros aspectos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional; ao passo que também o candidato deve direcionar seus pontos fracos falando sobre maneiras de resolver as questões apresentadas.
Leve soluções aos seus pontos fracos
Por exemplo, o candidato pode relatar que possui dificuldade para falar em público. Porém, pode informar que pretende estudar teatro para minimizar a sua timidez. Certamente, levar situações negativas de forma resolutiva é uma maneira de contornar seus defeitos. No entanto, a sua narrativa precisa de acompanhamento comportamental.
Evite adotar uma postura fechada
Sendo assim, evite adotar uma postura fechada; não cruze os braços e pernas; tente não chegar atrasado ao local marcado para o processo seletivo; mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção; fale de maneira tranquila e controlada; evite gestos excessivos; trabalhe a sua respiração para que possa elaborar melhor o seu raciocínio e direcioná-lo durante a entrevista de emprego.
Faça adaptações e minimize o nervosismo durante a situação de avaliação
Certamente, esses pontos são relevantes para o direcionamento do candidato de forma ampla e abrangente. Sendo assim, é cabível que faça adaptações e minimize o nervosismo durante a situação de avaliação feita no processo de recrutamento e seleção.
É importante avaliar a viabilidade da contratação
Dessa forma, o candidato poderá demonstrar o seu potencial profissional e avaliar a viabilidade da contratação, haja vista que essa avaliação deve ser feita por ambas as partes. Por isso, é viável que analise a cultura da empresa e conheça a sua missão, visão, valores e história.