Entrevista de emprego requer foco e direcionamento – veja dicas

Uma entrevista de emprego pode ser uma oportunidade para direcionar a sua trajetória profissional. Veja dicas relevantes!

Entrevista de emprego – oportunidade de direcionamento profissional 

Uma entrevista de emprego pode ser uma oportunidade para direcionar a sua trajetória profissional, por isso, também pode ser uma fonte de ansiedade, já que muitas pessoas não sabem lidar positivamente com uma situação na qual se sentem avaliadas.

Sendo assim, é importante que você se atente a alguns pontos para que você possa se direcionar assertivamente durante o processo seletivo, de modo que não fique aquém da sua capacidade. Já que a entrevista de emprego é a sua oportunidade de demonstrar sua competência e as suas habilidades organicamente.

Dessa forma, é importante que:

  •  Evite cruzar braços e pernas;
  •  Não gesticule excessivamente;
  •  Atente-se a construção da sua narrativa;
  •  Evite colocar objetos em seu colo;
  • Tenha cuidado para não interromper o entrevistador e ou demais candidatos;
  • Fale pausadamente e controle o seu tom de voz.

Adapte as dicas 

Obviamente que essas dicas devem ser adaptadas para diversas situações. Já que você pode realizar uma entrevista de emprego de maneira online, bem como, você pode realizar uma entrevista de emprego em grupo. Sendo assim, o que importa neste caso é que você consiga demonstrar de maneira direta o quanto você pode contribuir para a organização, sem que o nervosismo causado pela avaliação te impeça de se posicionar.

Sendo assim, caso você faça uma entrevista de emprego em grupo, por exemplo, é importante que não prolongue a sua narrativa para não tornar a entrevista de emprego cansativa. Bem como, não interrompa os demais candidatos.

Foco na questão 

 Além disso, é importante que tenha foco na questão perguntada pelo entrevistador independentemente da maneira como os demais candidatos respondem a questão. Entretanto, para uma entrevista de emprego online é importante que você se atente a iluminação do ambiente, bem como, ao barulho do ambiente externo. 

Por isso, pode ser útil que você faça uso de um fone de ouvido com microfone, bem como, busque por um ambiente iluminado e use um suporte para segurar o seu celular, por exemplo. Já que segurar o aparelho com a sua mão pode  te deixar cansado e  isso pode atrapalhar a sua concentração. Ou seja, são pequenos pontos de atenção que podem fazer a diferença numa entrevista de emprego,  independentemente da maneira como ela será realizada.

Além disso, essa é uma forma indireta de direcionar a sua carreira, já que você aumenta as chances de alcançar vagas que sejam correlatas aos seus objetivos profissionais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.