Entrevista de emprego: postura, narrativa e direcionamento

Uma situação de entrevista de emprego requer direcionamento por parte do candidato. Confira algumas dicas importantes!

Uma situação de entrevista de emprego requer direcionamento por parte do candidato. Por isso, é importante que – enquanto candidato – você tenha atenção aos seus gestos e, principalmente, atente-se a todos os fatores que fazem parte da composição da transmissão da mensagem que você repassa ao profissional de recrutamento e seleção.

Entrevista de emprego: postura, narrativa e direcionamento

Muitos fatores impactam no resultado de uma entrevista de emprego. Por isso, é importante que o candidato entenda que fatores diretos e indiretos impactam na transmissão da mensagem repassada para o profissional responsável pela gestão do processo.

Direcione a sua postura durante o processo seletivo

Sendo assim, é relevante que você adote uma postura positiva para transmitir uma mensagem direcionada. Por isso, vários fatores são pertinentes ao seu comportamento e a construção da sua narrativa, sendo assim, são pontos relevantes durante o processo seletivo.

Evite cruzar braços e pernas; não deixe objetos em seu colo; mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo; fale de maneira calma e tranquila; procure chegar mais cedo ao local da entrevista de emprego; tenha assertividade nas suas respostas, dentre outros aspectos.

A construção da sua narrativa deve ser composta por situações concretas

Além disso, a construção da sua narrativa deve ser composta por situações concretas que reforcem seus pontos fortes. Por exemplo, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem sua criatividade; senso de urgência; facilidade para lidar com metas e pressão; gestão de pessoas; proatividade; atendimento ao cliente, dentre outros aspectos que sejam correlatos ao seu perfil profissional.

Contorne seus pontos negativos com soluções

Por outro lado, você também deve contornar seus pontos negativos com soluções. Por exemplo, você pode falar que possui dificuldades para falar em público, o que pode dificultar para que possa elaborar e ministrar um treinamento. Entretanto, você pretende fazer um curso de teatro, já que você entende a necessidade de uma comunicação ampla dentro da sua área de atuação.

Demonstre autoconhecimento profissional e direcione a sua postura

Dessa forma, o candidato estará demonstrando autoconhecimento profissional e direcionando a sua postura; o que certamente fará com que a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção se torne genuína.

Avalie a viabilidade da contratação

Além disso, também é importante que o candidato se coloque positivamente para que também possa avaliar a vaga e verificar a viabilidade da contratação, já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos. Sendo assim, conheça a cultura da empresa e direcione seus objetivos profissionais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.