Entrevista de emprego: postura, narrativa e cultura organizacional

uma entrevista de emprego requer uma postura direcionada, bem como, uma narrativa construída de forma relevante. Veja dicas!

Dicas de sucesso na entrevista de emprego 

São muitos pontos relevantes para que o candidato obtenha sucesso na entrevista de emprego. Assim sendo, é importante ressaltar que é possível se direcionar, independentemente se a sua entrevista ocorrer de forma presencial ou online. Sendo assim, confira algumas dicas adaptáveis!

A sua postura corporal

Esse é um ponto muito relevante para o candidato. Uma vez que a sua postura corporal transmite uma mensagem que é repassada ao entrevistador.

Assim sendo, é importante que se atente para que não se deixe dominar pelo nervosismo inerente à situação de avaliação, já que a mensagem transmitida pode ser contrária a sua intenção. Sendo assim, é necessário que o candidato se direcione assertivamente, por meio de uma postura aberta e participativa. 

Sabemos que é comum que o candidato fique nervoso por conta da situação de estar sob avaliação, no entanto, é possível se atentar a sua postura no processo seletivo, já que através de sua postura é possível demonstrar suas competências e  habilidades. Por isso, evite cruzar braços e pernas, controle o seu tom de voz e evite gesticular excessivamente, por exemplo.

A cultura da empresa 

Conhecer a cultura da empresa para a qual você irá fazer a entrevista de emprego pode ser um ponto de apoio. Sendo assim, analise no site da organização a sua trajetória, missão, visão e valores.

Além disso, a cultura da empresa é uma orientação intangível quanto a sua vestimenta. Pois se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma Startup, você poderá se vestir de maneira casual.

Todavia, uma empresa tradicionalista requer uma vestimenta formal. Sendo assim, esse é um ponto de atenção que pode fazer diferença dentro da sua postura na entrevista de emprego. Por isso, sempre consulte o site da organização para que se oriente de diferentes maneiras.

Construa a sua narrativa 

A construção da narrativa do candidato é um ponto relevante na entrevista de emprego. Visto que a maneira como o candidato elabora os fatos ocorridos em seus empregos anteriores pode direcionar a sua postura para a vaga atual, sendo assim, destaque seus pontos fortes e resultados anteriores.

Dessa maneira, a construção da sua narrativa é composta pela maneira como você fala, o seu tom de voz e também pela ordem dos fatos e relevância do assunto. Você pode adaptar essas dicas para que alcance suas metas de carreira profissional, alcançando vagas que estejam correlatas aos seus objetivos e perfil, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.