Entrevista de emprego: postura aberta, assertiva, participativa e equilibrada

Para obter sucesso em uma entrevista de emprego, o candidato deve ter uma postura aberta, assertiva, participativa e equilibrada. Veja dicas!

Dicas para o candidato se direcionar na entrevista de emprego 

Certamente uma entrevista de emprego pode ser uma maneira de direcionar a sua trajetória profissional, bem como, também pode ser uma fonte de nervosismo, já que muitas pessoas não sabem lidar positivamente com uma situação na qual se sentem avaliadas.

Se atente a alguns pontos para que possa se direcionar assertivamente 

Por isso, é importante que você se atente a alguns pontos para que possa se direcionar assertivamente durante o processo seletivo. Já que a entrevista de emprego é uma oportunidade de demonstrar sua competência e as suas habilidades.

Confira alguns pontos de atenção: 

  •  Evite cruzar braços e pernas;
  •  Não gesticule excessivamente;
  •  Atente-se a construção da sua narrativa;
  •  Evite colocar objetos em seu colo;
  • Tenha cuidado para não interromper o entrevistador e ou demais candidatos;
  • Fale pausadamente e controle o seu tom de voz.

A sua postura corporal transmite uma mensagem 

Sendo assim, os pontos citados são muito relevantes para o candidato. Já que a postura corporal transmite uma mensagem que é repassada ao entrevistador.

Portanto, é importante que se atente para que não se deixe dominar pelo nervosismo inerente à situação de avaliação, já que a mensagem transmitida pode ser contrária a sua intenção. 

 Postura aberta, assertiva, participativa e equilibrada

É necessário que o candidato se direcione assertivamente, por meio de uma postura aberta, assertiva, participativa e equilibrada.  Todavia, sabemos que é comum que o candidato fique nervoso por conta da situação de estar sob avaliação. No entanto, é possível se atentar a sua postura no processo seletivo, já que através de sua postura é possível demonstrar suas competências e  habilidades.

A cultura da empresa 

Além disso, a cultura da empresa é outro ponto relevante para o candidato. Sendo assim, é importante que procure informações sobre a cultura da empresa, uma  vez  que esse conhecimento permite que direcione respostas de forma orgânica. Assim sendo, visite o site da instituição para que verifique quais são os seus valores, bem como, qual é a sua missão e visão.

Certamente essa é uma orientação indireta sobre a maneira de se vestir, o seu linguajar e outros pontos pertinentes para o seu correto direcionamento, desde que avalie as informações diretas e indiretas contidas no site da organização. 

Analise a sua própria trajetória profissional 

Além disso, analise a sua própria trajetória profissional e tenha clareza sobre seus pontos positivos e pontos de melhoria. Certamente essa análise será de grande valia para o seu direcionamento durante a entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.