Entrevista de emprego: pontos diferenciados para o candidato

É muito importante o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego. Por isso, se atente a alguns pontos importantes!

É muito importante o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego. Por isso, se atente a alguns pontos diferenciados para que alcance seus objetivos profissionais. 

Dicas para o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego

A postura corporal do candidato é um ponto fundamental no processo seletivo, pois transmite uma mensagem que é repassada ao entrevistador, ainda que seja de forma indireta. 

Sendo assim, embora não seja tão simples, é importante para o candidato que não se deixe dominar pelo nervosismo inerente à situação de avaliação, já que a mensagem transmitida pode ser contrária a sua intenção.

Confira alguns pontos de atenção: 

  •  Não cruze braços e pernas;
  •  Não gesticule excessivamente;
  • Além disso, atente-se a construção da sua narrativa;
  •  Evite colocar objetos em seu colo;
  • Tenha cuidado para não interromper o entrevistador e ou demais candidatos;
  • Fale pausadamente e mantenha controle do seu tom de voz.

É relevante que o candidato procure informações sobre a cultura da empresa. Dessa forma, esse conhecimento irá direcionar a sua postura, suas respostas e maneira de se vestir, tudo de forma orgânica. 

A cultura organizacional: missão, visão e valores 

Por isso, analise o site da organização para que verifique quais são os seus valores, bem como, qual é a sua missão e visão. Certamente através deste conhecimento pode ficar mais fácil ser assertivo na entrevista de emprego. Assim sendo, é relevante que você se atente a alguns pontos para que possa se direcionar assertivamente durante a entrevista. 

Conheça o ambiente e trabalhe a sua respiração

Além disso, uma entrevista de emprego pode se tornar algo mais positivo e orgânico para o candidato quando ele se sente à vontade com o ambiente, por isso, é importante se familiarizar com o ambiente. 

Sendo assim, procure chegar um pouco mais cedo do que o horário combinado. Dessa forma, poderá conhecer o ambiente físico e treinar a respiração, dentre outros aspectos. 

Mantenha contato visual com o seu entrevistador

Além disso, também é relevante que mantenha contato visual com o seu entrevistador, porém, sustente o olhar de forma natural. Portanto, são diversos fatores que impactam no resultado de uma entrevista de emprego. 

Dessa forma, é importante para o candidato se atentar aos detalhes, para que possa aumentar suas chances de sucesso. Além disso, essa é uma maneira de prezar pelo autoconhecimento profissional, assim, criando um ciclo benéfico de melhorias contínuas para a sua carreira, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.