Entrevista de emprego: pontos de atenção para diminuir a ansiedade

É importante para o candidato se direcionar na entrevista de emprego. Confira alguns pontos de atenção para diminuir a ansiedade!

Diminua a ansiedade durante a entrevista de emprego – veja dicas

Sabemos que uma entrevista de emprego pode causar estresse emocional, já que é uma situação muito importante. Por isso, é muito comum que tal situação cause (ou eleve) ansiedade e nervosismo nos candidatos. 

Sendo assim, trouxemos algumas dicas para que você direcione sua participação em uma entrevista de emprego e não fique aquém da sua capacidade. Todavia, é importante ressaltar que todas as dicas devem ser adaptadas a sua objetividade de carreira e outros fatores particulares.

Evite atrasos

Evitar atrasos é primordial. É de conhecimento de todos que fatores externos nem sempre são previsíveis, porém, se possível, evite atrasos. Pois, estar atrasado, ou muito próximo do horário marcado, é um fator gerador de ansiedade, bem como, pode ser um ponto relevante para a desclassificação do candidato, dependendo da flexibilidade do entrevistador.

Sendo assim, tente chegar um pouco mais cedo, pois ao chegar um pouco mais cedo, você consegue trabalhar a sua respiração e se familiarizar com o ambiente. Bem Como, pode adiantar alguns processos referentes a uma entrevista em grupo, como preenchimento de dados ou realização de testes.

Trabalhe a sua respiração

Trabalhar a sua respiração é outro ponto importante para diminuir a ansiedade. Sendo assim, respire fundo, tenha atenção plena ao que você mesmo diz e analise o seu currículo de forma aprofundada. 

Todos esses pontos te darão direcionamento para que possa se acalmar durante o processo seletivo. Dessa maneira, poderá demonstrar o seu potencial, habilidades e competências. Certamente é muito importante que o candidato se posicione assertivamente através de uma correta postura corporal. Todavia, uma postura é composta por diversos fatores, por exemplo, os seus gestos, fala e a construção da sua narrativa.

Atente-se a mensagem corporal transmitida pela sua postura

Além disso, o seu corpo transmite uma mensagem por meio de gestos, fala e tom de voz. Por isso, é muito importante que você tenha atenção à sua linguagem corporal, sendo um conjunto de fatores implícitos em seu comportamento. 

A cultura da empresa é outro ponto de atenção. Por exemplo, uma cultura startup requer uma vestimenta casual. Por outro lado, uma cultura tradicionalista requer uma vestimenta formal. Portanto, a análise da cultura empresarial é um ponto que pode te ajudar em diversas vertentes, bem como, é uma forma de aumentar a sua autoconfiança durante a entrevista de emprego. Portanto, adapte estas dicas e eleve suas chances de sucesso profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.