Entrevista de emprego: oportunidade para demonstrar o seu potencial

A entrevista de emprego é uma oportunidade para demonstrar o seu potencial profissional. Confira algumas dicas!

A entrevista de emprego é  uma oportunidade para que o candidato se destaque naturalmente através de seus pontos fortes, considerando toda a sua trajetória profissional. Por isso, a entrevista de emprego é uma oportunidade importante que deve ser aproveitada de forma orgânica.

Entrevista de emprego: oportunidade para demonstrar o seu potencial

Muitos candidatos ficam aquém do seu potencial, pois não conseguem colocar positivamente o seu diferencial. Visto que uma situação de avaliação pode causar nervosismo excessivo.

Entretanto, esse comportamento pode esconder pontos importantes e fazer com que o candidato demonstre um comportamento autossabotador durante a entrevista de emprego, visto que tal postura não  condiz com a realidade do seu profissionalismo.

Não esconda a sua capacidade profissional

Por isso, é importante que o candidato evite esconder seu potencial e se coloque para que consiga se apresentar pessoalmente. Visto que a entrevista de emprego é apenas uma apresentação do que foi avaliado como relevante dentro do seu currículo.

Sendo assim, é mais confortável para o candidato que conceitue a entrevista de emprego como uma avaliação, do que como um julgamento, já que esse conceito pode fazer com que o candidato se sinta paralisado mediante a situação.

Pontos pertinentes ao seu comportamento

Por isso, é importante que tenha uma postura participativa; não mantenha os braços cruzados; concentre-se nas suas respostas; olhe nos olhos do seu entrevistador; não coloque objetos em seu colo; construa a sua narrativa de forma assertiva, dentre outros pontos.

Para isso, você deve conhecer os pontos fortes da trajetória profissional, analisando em seu próprio currículo quais foram seus resultados em seus empregos anteriores.

Contorne os seus pontos fracos com soluções

Certamente, essa análise pode ser de grande valia para que você direcione suas respostas durante a entrevista de emprego. Além disso, os pontos fracos também devem ser mencionados, porém, é  importante que você contorne-os com soluções. Por exemplo, você pode dizer que se vê como uma pessoa tímida, porém, deseja realizar um curso de teatro para expandir sua comunicação.

O resultado da entrevista de emprego deve ser oriundo de uma verdadeira avaliação de compatibilidade

Visto que esse é um ponto muito importante para um profissional, independentemente de sua área de atuação. Certamente, essas análises corresponderão ao seu comportamento real, o que poderá fazer com que o resultado da entrevista de emprego seja oriundo de uma verdadeira avaliação de compatibilidade, não havendo uma autossabotagem que prejudique o futuro de sua carreira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.