Entrevista de emprego: objetividade, postura e assertividade
É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma forma de apresentar a sua carreira profissional. Veja dicas!
É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma forma de apresentar a sua carreira profissional e alcançar seus objetivos de carreira em longo prazo.
Entrevista de emprego: objetividade, postura e assertividade
A entrevista de emprego é uma oportunidade de explorar seu currículo positivamente. Por isso, o conceito errôneo de que a entrevista de emprego é um julgamento pessoal, pode fazer com que você – na condição de candidato – fique aquém do seu potencial de mercado.
Para elevar o seu nível de autoconfiança durante a entrevista de emprego, é necessário que você tenha clareza sobre seus objetivos profissionais.
Destaque sua trajetória profissional de forma orgânica
Sendo assim, será possível explorar o seu currículo levando para entrevista de emprego situações concretas que reforcem seus pontos positivos.
Fale sobre sua capacidade analítica; gestão de pessoas; acompanhamento de reuniões brainstorming; relacionamento da marca com o cliente; senso de urgência; facilidade de aprendizado; otimização de processos; ideias; inovação; resiliência; acompanhamento de projetos; elaboração de novos fluxos; implementação sistêmica; dentre outros pontos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.
Direcione os seus pontos fracos
Para equilibrar as informações, o candidato deve saber falar sobre os seus defeitos. Por isso, é relevante que você fale de forma sucinta sobre os seus pontos que requerem desenvolvimento.
Por exemplo, você pode falar que possui dificuldades para ministrar treinamentos, pois não se sente à vontade para falar em público. Porém, é importante que você destaque a sua decisão de realizar um curso voltado para a sua oratória e expansão de sua comunicação.
Adote uma postura positiva
Além dos pontos relacionados à sua narrativa, é importante que você direcione o seu comportamento; já que a sua postura transmite uma mensagem importante durante o processo de recrutamento e seleção.
Não cruze os braços e pernas; mantenha contato visual com o profissional condutor do processo seletivo; controle o seu tom de voz; fale de maneira calma; trabalhe sua respiração; não deixe objetos no seu colo; evite atrasos; tenha assertividade para responder aos questionamentos.
Não saia do processo seletivo com dúvidas
Além disso, faça uso de maneira objetiva do espaço que é dado para o candidato fazer perguntas, no final do processo seletivo. Dessa maneira, você eleva suas chances de sucesso ao se colocar positivamente; de modo que também torna genuína a avaliação feita pela empresa quanto ao seu perfil.
Do mesmo modo, você pode avaliar a empresa e analisar a compatibilidade e a viabilidade da contratação; já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos.