Entrevista de emprego: o direcionamento do candidato é fundamental para a avaliação da empresa

O direcionamento do candidato é fundamental na avaliação da empresa. Confira dicas para se destacar na entrevista de emprego!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma forma de direcionar o seu potencial profissional organicamente. Sendo assim, é importante analisar o seu próprio currículo, direcionando o seu comportamento durante o processo seletivo.

Entrevista de emprego: o direcionamento do candidato é fundamental para a avaliação da empresa

O nervosismo durante a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção pode impactar negativamente o resultado, considerando que o candidato pode não ser avaliado de maneira adequada, por conta da ansiedade na sua postura e narrativa.

Minimizar esse nervosismo pode ser primordial para que o candidato obtenha sucesso. Sendo assim, é importante analisar a situação de avaliação para direcionar os seus pontos fortes e os seus pontos fracos.

Direcione a sua trajetória profissional

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial profissional, falando sobre sua criatividade; facilidade para lidar com metas; senso de urgência; gestão de pessoas; direcionamento de fluxos internos; análise de projetos; condução de processos campanhas motivacionais; construção do relacionamento entre a empresa e o cliente; proatividade, dentre outros aspectos relacionados aos seus histórico profissional.

Adote uma postura participativa 

No que tange ao seu comportamento, o candidato deve direcioná-lo de maneira assertiva. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados; fale de maneira calma e controlada; destaque positivamente a sua postura; faça perguntas  assertivas; bem como é relevante evitar gesticular excessivamente. Além disso, é cabível que o candidato evite atrasos e trabalhe a sua respiração.

Apresente soluções para seus pontos fracos

No entanto, direcionar seus pontos fracos também é de grande valia para que a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção seja genuína. Sendo assim, ao realizar algum apontamento negativo, apresente uma solução.

Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque que deseja realizar algum curso voltado para a melhoria de sua comunicação, como um curso de teatro. Ou ainda, é possível que destaque o desejo de melhorar o seu grau de conhecimento em um determinado sistema específico para a sua área de atuação.

Contudo, é relevante que informe que está realizando cotações com instituições de ensino específicas para essa finalidade. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional e autorresponsabilidade; o que é positivo para complementar a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção.

Adapte os pontos citados

Sendo assim, na condição de candidato, faça adaptações dos apontamentos citados e evite adotar uma postura negativa durante a situação de avaliação. Dessa forma, poderá alcançar seus objetivos profissionais em longo prazo, tornando genuína a avaliação feita pela empresa, considerando os objetivos e os valores envolvidos no processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.