Entrevista de emprego: o direcionamento da carreira do candidato

O direcionamento da carreira do candidato ocorre através de sua postura durante a entrevista de emprego. Veja dicas!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que a empresa possa analisar o currículo do candidato de maneira aprofundada, por isso, o conceito de que a entrevista de emprego é uma forma de julgamento pessoal pode ser extremamente prejudicial para o direcionamento do candidato.

Entrevista de emprego: o direcionamento da carreira do candidato

A entrevista de emprego é uma etapa necessária para a sua carreira, por isso, o seu direcionamento pode ser de grande valia para alcançar seus objetivos profissionais.

Destaque suas experiências profissionais de forma orgânica

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial no mercado, considerando seus empregos anteriores.

Considere exemplificar seus pontos fortes

Sendo assim, fale sobre sua facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; gerenciamento de projetos; capacidade analítica; implementação sistêmica; controle de agendas; campanhas motivacionais; dentre outros pontos importantes para o direcionamento do seu perfil profissional.

Equilibre as informações e apresente soluções para seus pontos fracos

Equilibre as informações falando sobre seus pontos fracos de maneira positiva. Sendo assim, apresente uma solução para cada pensamento negativo. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque que pretende estudar teatro.

Adote uma postura assertiva durante o processo seletivo

O seu comportamento deve amparar a sua narrativa. Sendo assim, é viável que adote uma postura participativa e orgânica; não mantenha seus braços cruzados; fale de maneira calma; mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo; seja seletivo nas suas respostas e evite gesticular excessivamente durante a construção da sua narrativa.

Não saia da entrevista de emprego com dúvidas

É relevante para o candidato que faça perguntas assertivas no final do processo seletivo, quando é cedido um espaço para que o candidato tire suas dúvidas.

Avalie os valores envolvidos

É viável que questione os pontos sobre a vaga, considerando as atividades, a possibilidade de crescimento, a cultura organizacional, dentre outros aspectos importantes para a análise sobre a compatibilidade dos valores envolvidos.

Torne eficiente a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção

Visto que essa análise deve ser feita por todos os interessados. Contudo, o candidato só se sentirá apto a avaliar esse tipo de situação ao não se colocar de forma negativa durante o processo de recrutamento e seleção.

Portanto, é importante adotar uma postura participativa para que a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção seja genuína e eficiente, considerando as objetividades de ambas as partes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.